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Imagem mostra mão empilhando blocos de madeira
Engajamento de clientes no ponto de venda é possível?
Bruno Gianzanti /
set 29, 2021

O engajamento de clientes é um dos grandes desafios da atualidade, considerando a concorrência no ambiente online. Ainda assim, é possível obter bons resultados no ponto de venda. Mas, para isso, é preciso criar ações estratégicas diferenciadas.

Uma experiência encantadora nasce da habilidade de plantar na memória do consumidor a imagem de uma marca forte. Com os recursos certos, um PDV pode chamar tanto a atenção, quanto uma campanha online.

O objetivo deste post é mostrar o conceito real de engajamento e como ele é importante para a fidelização do público. Continue lendo e veja como envolver clientes do seu PDV através de vivências personalizadas!

O conceito de engajamento

De forma geral, engajamento nada mais é do que participar e interagir com algo. Para desenvolver essas habilidades é preciso utilizar estratégias que ajudem a melhorar o relacionamento com os clientes.

Os clientes engajados tornam-se promotores naturais da marca, indicando para amigos, parentes e conhecidos a boa experiência que tiveram. Quanto melhor a reputação, maior será a vantagem competitiva e os resultados.

Esse é um dos maiores desafios de uma empresa, considerando o comportamento exigente do consumidor, as ações da concorrência e mudanças do próprio mercado. Por isso é fundamental conquistar a confiança do público por meio de estratégias diferenciadas.

Formas de promover o engajamento de clientes no PDV

Existem diversas maneiras de despertar sentimentos positivos no consumidor e estimular maior profundidade no relacionamento. Muitos recursos podem ser utilizados nessa jornada para direcionar o pensamento do público às boas práticas de uma empresa.

O engajamento de clientes no ponto de venda pode ser alcançado com estratégias e projetos personalizados para estabelecer uma comunicação direta e confiável. É importante que o cliente enxergue soluções ao pensar em uma marca e o que ela pode oferecer de benefícios.

Para isso, selecionamos algumas dicas do que você pode fazer para engajar seus clientes e sair à frente. Confira!

Perfil dos clientes

O primeiro passo para acertar nas ações de engajamento é conhecer bem o público, entre consumidores e clientes. É essencial entender seus desejos, preferências, hábitos e comportamento de consumo.

Para oferecer uma boa experiência ao cliente é preciso saber o que chama a atenção das pessoas que, de alguma forma, interagem com a sua marca. Só assim será possível aprofundar o relacionamento e estimular a fidelização.

Canais de atendimento

A disponibilização de meios de comunicação variados é fator determinante para muitos consumidores. Seja por telefone, e-mail ou chats, os canais de atendimento geram proximidade, sobretudo, quando o cliente pode escolher por onde deseja ser atendido.

A diversificação possibilita atender variados públicos, de gerações diferentes, que interagem conforme a intimidade com determinados recursos.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são um ambiente fértil, de infinitas possibilidades de engajamento e podem ser utilizadas para complementar as demais ações. Para ter êxito, você precisa descobrir em quais redes seu público potencial está mais presente e lançar campanhas significativas.

O envolvimento é gradativo, porém promissor, devido aos milhares de usuários ativos, que movimentam a comunicação e interagem com suas opiniões e sugestões. Tenha sempre o cuidado em gerar conteúdo de relevância e manter-se conectado nos perfis oficiais da marca.

Sinalização digital

A tecnologia é uma das grandes aliadas das campanhas de marketing, logo, favorecem as estratégias de engajamento. Mas, em tempos de forte atuação das empresas no ambiente online, como promover um engajamento positivo no seu ponto de venda?

A Digital Signage ou sinalização digital pode ser excelente recurso para unir tecnologia e comunicação na apresentação dos seus serviços no PDV. De uma forma personalizada, a Digital Signage vai além de um display com imagens, ou seja, é uma fonte central de informações que transmite conteúdos atualizados e personalizados.

Por uma tela interativa, são veiculadas novidades, lançamentos, promoções, sempre alternados, a cada minuto, para manter os clientes interessados e bem-informados. A ideia é atingir clientes, gerar proximidade, aprofundar o relacionamento e estimular fidelidade.

Na jbtec, ajudamos você a pensar em um projeto adequado para o seu negócio, acompanhando todo o processo durante a execução. Com a sinalização digital, você consegue programar, gerenciar, e exibir o conteúdo em um ou vários dispositivos.

É possível organizar todo o conteúdo por categorias e etiquetas para exibir estrategicamente. Assim, ajudamos a criar suas playlists com uma interface simples de usar e ter acesso a uma plataforma com os seguintes serviços:

  • biblioteca para gestão de mídias;
  • envio de mídias com conversão automática;
  • formas de exibição aleatória ou sequencial;
  • publicador automático ou por demanda.

Como você viu, todos os esforços para gerar uma proposta de valor ao cliente são válidos, considerando as ações de marketing online e offline. Mesmo em um PDV é possível interagir com o cliente, em uma linguagem dinâmica e intuitiva.

Se o seu objetivo é ganhar e economizar dinheiro, guiar melhor suas vendas, além de envolver e educar o seu público no PDV da sua marca, o caminho certo do engajamento de clientes é definir bem as estratégias e contar com parceiros comprometidos como a jbtec.

Pelo jeito você está buscando formas de aumentar o engajamento dos seus clientes, não é mesmo? Aproveite a visita e entre no nosso site para conhecer melhor as soluções jbtec e como podemos ajudar no seu projeto!

Engajamento de clientes no ponto de venda é possível?

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