Uma boa estratégia de comunicação pode tornar sua empresa mais inteligente e colocar seu negócio em uma posição diferenciada no mercado. Contudo, para ter sucesso é preciso planejar as formas de interação com o público-alvo e definir os canais de atendimento e de informação, assim como a abordagem de venda.
A comunicação clara, fluida e dinâmica pode atrair a atenção e manter os clientes interessados nos produtos ou serviços da sua empresa.
O objetivo deste post é abordar o conceito de estratégia de comunicação e falar da importância de tê-la bem definida e alinhada com o público. Continue lendo e veja os tipos de ferramentas, mecanismos e canais de comunicação que você pode usar no planejamento dessa estratégia!
O que é uma estratégia de comunicação?
O planejamento das ações e metodologias utilizadas para conexão e intenção com o público-alvo sintetiza o conceito de estratégias de comunicação. De modo geral, a ideia é não só divulgar os produtos e serviços, como também a cultura e filosofia da empresa de modo a sintonizar com o público entre consumidores, fornecedores e potenciais investidores.
Para isso, são definidos canais e ferramentas que viabilizam a comunicação, transmitindo uma mensagem mais clara e objetiva. Dessa forma, as informações mais importantes e relevantes da empresa circulam de modo institucional e padronizado.
Qual a importância de alinhar a comunicação ao público-alvo?
A credibilidade de uma empresa depende da maneira como ela se comunica com sua audiência, seja por meio físico ou virtual. Encontrar e estabelecer um “tom de voz” adequado ajuda na aproximação e familiarização do público com a marca.
Com o tempo, sempre que sua empresa lançar uma novidade, apresentar uma solução ou emitir um comunicado, logo a imagem virá na memória dos clientes. A associação é imediata, considerando o design e os canais utilizados em toda a abordagem.
Nas ações de branding ou campanhas de vendas que englobam a comunicação, a identidade visual da empresa vai se formando para atrair e engajar o público-alvo. Quanto mais envolvente a comunicação, maiores as oportunidades de conquistar e fidelizar mais clientes.
Vale lembrar que o objetivo da comunicação corporativa é o compartilhamento de informações. Nesse contexto, diversos públicos podem ser objetos essenciais da interação, sendo necessário manter a padronização, mas adequar o estilo de linguagem conforme os propósitos da empresa.
Para uma comunicação efetiva é preciso traçar um plano de médio a longo prazo que contemple as ações estratégicas, dentre elas:
- adequação da comunicação conforme o canal de veiculação — site, blog, e-mail marketing, redes sociais, sinalização digital, atendimento e suporte, vídeos;
- alinhamento da necessidade da empresa com a oferta dos fornecedores;
- conhecimento aprofundado do público-alvo (consumidores) — necessidades, desejos, hábitos, principais redes sociais utilizadas, expectativa em relação a um produto ou serviço, perfil socioeconômico;
- manutenção de conteúdos relevantes atualizados e interessantes para a audiência que a empresa deseja alcançar;
- melhoria da compreensão e entendimento do público sobre o que a empresa oferece;
- consolidação da identidade visual para gravar na memória do público-alvo uma imagem forte e de impacto.
Como montar uma boa estratégia de comunicação na sua empresa?
O primeiro passo é entender que todas as ferramentas e canais podem ser úteis no planejamento da estratégia de comunicação. A identificação do público e compreensão dos perfis correspondentes, favorece a escolha dos meios de comunicação, no intuito de atingir a audiência.
Com um ou mais critérios de comunicação definidos, será mais fácil alinhar o diálogo entre empresa e público. Esse processo contribui para o direcionamento dos padrões de design, assim como os canais de atendimento e de informações, incluindo a abordagem de venda.
Apesar da diversificação na comunicação entre consumidores, fornecedores e investidores é fundamental manter o tom na estratégia. Mesmo com temáticas diferentes, é muito fácil identificar uma empresa pelo modo com ela se comunica, quando as ações são planejadas.
Cada vez mais as pessoas estão conectadas ao que responde questionamentos e soluciona as dores mais complexas. O mercado é formado por consumidores jovens, adultos e idosos que apresentam diferentes expectativas, desejos e necessidades.
É preciso considerar o modo como esses grupos se comunicam e se relacionam, para aprimorar a estratégia de comunicação empresarial. Pode ser que a interação seja tão positiva a ponto de assegurar uma experiência diferenciada que influencie a decisão de compra.
Veja como desenvolver uma estratégia de comunicação especializada na sua empresa utilizando os principais canais disponíveis no mercado!
E-mail marketing
Imagine uma mensagem customizada e entregue direto a um público com perfil previamente analisado e definido. Todo o conteúdo será direcionado para oferecer respostas e solucionar possíveis problemas.
Esse é um canal que mantém uma conversa muito próxima com pessoas que demonstraram interesse pela sua empresa. Nele é possível falar dos produtos e serviços, enviar oportunidades de descontos e promoções ou oferecer conteúdo rico que ajude o interlocutor a entender melhor sobre um assunto.
Digital signage
Certamente você já entrou em uma loja, um ponto de venda ou empresa e se deparou com uma tela — Tvs, monitores, painéis de LED, dispositivos móveis, displays — digital e institucional. A sinalização digital é uma tendência tecnológica que chegou para ficar ao veicular conteúdos atrativos e segmentados.
Neles é possível transmitir vídeos, imagens, letreiros de forma programada e otimizada para levar ao público mensagens interessantes. Trata-se de uma estratégia muito eficiente durante o atendimento, em que o público confere diversas informações digitais que a empresa deseja transmitir, aproveitando o tempo de espera.
Site e blog
Esse é também um canal que você pode aderir na sua empresa, em conjunto com as demais estratégias. Tanto o site quanto o blog, priorizam o tom educativo, com a publicação de informações e conteúdos atualizados.
A regularidade de postagens mantém o público atento, sempre em busca por conteúdos complementares. Assim, você pode diversificar a forma de interação, entre textos, vídeos e até mesmo webinars com a participação de um profissional especializado, que seja autoridade na área e que ofereça esclarecimentos sobre o produto ou serviço da sua empresa.
Redes sociais
As mídias sociais são canais populares que ajudam a estreitar o relacionamento com o público, possibilitando uma conversação mais dinâmica pelos comentários. Entretanto, para funcionar, é importante nunca deixar os consumidores sem respostas ou demorar para apresentar soluções, por exemplo.
É possível também disponibilizar conteúdos interessantes em formatos diversos — vídeos, fotos, textos — sugerindo que o público interaja para dizer o que achou das postagens, quanto a empresa observa aspectos do comportamento como preferências e gostos, para aprimorar ainda mais a estratégia oferecendo algo mais personalizado.
Atendimento e suporte
Você pode ter o melhor produto ou serviço, mas precisa ter um excelente atendimento e suporte se quiser manter seu público engajado e, posteriormente, fidelizado. A excelência está em promover um atendimento personalizado, humanizado e focado na dor do cliente.
É preciso colocar em prática uma escuta ativa, com atenção aos detalhes, o que serve inclusive de elementos e insights para a elaboração de estratégias nos outros canais. Com os feedbacks dos consumidores e clientes é possível melhorar e aprimorar a comunicação empresarial.
Como você pode ver, uma boa estratégia de comunicação pode ser o diferencial competitivo para que sua empresa se destaque no mercado. É primordial ter objetivos, mas, acima de tudo, encontrar meios eficientes de torná-los conhecidos pelo público que se interessa pelo seu negócio.
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