Imagem externa e noturna mostra centro urbano com muitos painéis de led com promoções, campanhas e propagandas ilustrando a sinalização digital
Sinalização digital: conheça as 5 principais vantagens do sistema
Jbtec /
abr 14, 2021

A sinalização digital é uma tecnologia de qualidade para o seu negócio. Por quê? Conheça as 5 principais vantagens e descubra a resposta!

Também chamada de digital signage, a sinalização digital é uma ferramenta que auxilia a comunicação interna e externa, além de fortalecer a presença da empresa em qualquer ambiente físico. 

Com a ajuda da internet, tornou-se uma atividade estratégica, que se constitui em um diferencial competitivo para seu negócio.

Por quê? A resposta passa pelas principais vantagens do sistema. Neste post, apresentaremos 5 delas e ainda explicaremos o que é, como funciona e quando adotar essa prática na sua empresa. Confira!

Afinal, o que é sinalização digital?

A sinalização digital consiste no uso de painéis digitais para trazer informações com diferentes tipos de conteúdo. Ela pode ser utilizada internamente, mas também serve para publicidade e promoção do negócio.

De modo geral, o digital signage contribui para o alcance do objetivo da empresa. Além disso, é capaz de potencializar a experiência do consumidor e informar, reduzir custos com impressão, criar um espaço publicitário e fortalecer a identidade da sua marca.

Quando utilizar a sinalização digital?

Qualquer empresa pode investir no digital signage. Tudo depende dos objetivos perseguidos. De toda forma, a sinalização digital é uma estratégia cada vez mais adotada pelos negócios.

Isso é o que mostra a pesquisa Digital Signage Today. Segundo o levantamento, 60% das companhias pretendem melhorar a experiência dos usuários até o final de 2021. Uma das principais ações adotadas é justamente os painéis informativos.

Além do mais, a comunicação visual proporcionada pelo sistema aumenta a chance de fidelização do consumidor. Isso acontece principalmente devido às funções da sinalização digital. Entre elas estão:

  • canais de notícias: permitem transmitir informações, entretenimento e mais;
  • comunicação interna: favorece o diálogo com os colaboradores e melhora a oferta de avisos, recomendações e outros;
  • informações sobre produtos e serviços: serve para incentivar o interesse do consumidor. Podem ser apresentados vários dados, como ingredientes, informações nutricionais, descritivos, potenciais combinações, detalhes técnicos etc.;
  • marketing e vendas: fortalece a identidade da marca e ajuda na decisão de compra do consumidor;
  • conveniência ao cliente: foca as informações ao cliente para simplificar o acesso e trazer eficiência à experiência de compra ou consumo.

Como a sinalização digital funciona?

Para usar o digital signage, sua empresa precisa de um projeto personalizado, que atenda às demandas do negócio. É preciso definir quais equipamentos serão necessários e fazer um planejamento adequado.

Ao mesmo tempo, é preciso da instalação de telas e softwares para gestão do conteúdo, além de manutenção e suporte técnico. Durante todo esse trabalho, vale a pena conferir a instalação elétrica para evitar imprevistos.

De toda forma, a sinalização digital requer uma empresa de confiança. Somente dessa forma, é possível alcançar os objetivos esperados e dar visibilidade aos produtos e serviços.

5 vantagens da sinalização digital

Por ser uma tecnologia, o digital signage tem como objetivo principal agregar valor ao negócio. Se o sistema utilizado for incapaz de trazer eficiência à empresa, toda a estratégia deve ser repensada.

Por isso, é importante reforçar a necessidade de equipamentos e softwares adequados, assim como de uma empresa responsável que entenda as suas necessidades. A partir disso, vários benefícios podem ser alcançados. Veja!

1. Melhoria da comunicação

Cada projeto tem um objetivo comunicacional. O contato com clientes e colaboradores deve ser flexível, personalizado e interativo. Com a sinalização digital, esses são os propósitos alcançados.

Isso acontece pela dinâmica de apresentação dos conteúdos, que podem até usar técnicas de vendas cruzadas e verticalizadas. Da mesma forma, reforça o sentimento de valorização e pertencimento.

2. Versatilidade de conteúdo

As telas de sinalização digital podem ser utilizadas em qualquer lugar, inclusive locais públicos. Todo o conteúdo é gerenciado remotamente e definido com antecedência. Como consequência, ele está alinhado aos objetivos do negócio.

Em caso da necessidade de mudança, as alterações também podem ser feitas com rapidez. Essa versatilidade evita imprevistos e prejuízos à empresa.

3. Personalização

O conteúdo apresentado no digital signage é segmentado para determinado público-alvo. Ele pode ser customizado a qualquer momento para atingir as pessoas certas no momento mais correto.

Isso tende a aumentar a fidelização e o engajamento. Afinal, há uma melhoria da experiência de compra.

4. Fortalecimento da estratégia de marketing

Seja qual for o objetivo da empresa, é possível reforçar a estratégia de marketing com a sinalização digital. Essa é uma forma de atingir o público-alvo esperado de uma forma personalizada.

A medida vale tanto para clientes quanto para colaboradores. De ambos os lados, o propósito é oferecer a melhor experiência possível para incentivar o engajamento.

5. Aumento da visibilidade da marca

As telas podem ficar ligadas 24 horas por dia, o que aumenta a chance de visualização por parte de diferentes pessoas. Com isso, a empresa fica em evidência, os produtos e serviços são apresentados e há uma possibilidade maior de alcançar os objetivos esperados.

Depois de ver todas essas vantagens, fica claro que a sinalização digital de qualidade é imprescindível como estratégia de sucesso. Ao ter parceria com uma empresa de confiança, sua empresa alcança todos os benefícios listados e tem suas chances de sucesso aumentadas.

Quer conhecer uma empresa para trabalhar com a sinalização digital? Conheça a JBTEC, veja nossos serviços e saiba como agregar valor ao seu negócio!

0 comentários

Enviar um comentário