Você sabe como funciona uma TV corporativa e o que ela pode fazer pela sua empresa? Entenda os benefícios de contar com essa tecnologia.
Uma TV corporativa é um importante canal de comunicação interna. Por meio dele, você apresenta informações aos colaboradores de forma barata, vende espaços de mídia e tem mais chance de chamar a atenção, quando comparado a outros meios.
Apesar de todos os benefícios, ainda há dúvidas sobre como funciona uma TV corporativa. Nesse momento, vale a pena saber que essa é uma forma de centralizar o conteúdo produzido e demonstrá-lo de forma estratégica.
Então, que tal saber mais sobre esse meio de comunicação?
Como funciona uma TV corporativa?
Uma TV corporativa é uma espécie de mural digital. Por meio da instalação de telas em lugares estratégicos — por exemplo, em corredores e dentro dos departamentos —, é possível passar informações atualizadas.
Elas ajudarão os colaboradores a entender o contexto atual da empresa e melhorar a comunicação com clientes e fornecedores. Contudo, esse recurso também é utilizado para outras finalidades.
Isso ocorre quando a TV corporativa é utilizada como aplicação de digital signage. Nesse caso, o uso pode acontecer em:
- ponto de venda;
- ambiente de espera;
- venda de publicidade.
Todas essas possibilidades são garantidas devido à internet. Com a chance de fazer o tráfego de vídeos, os projetos na TV corporativa utilizam a rede como canal de transmissão. O resultado são custos mais acessíveis.
Para saber como funciona uma TV corporativa, é preciso ter uma plataforma de digital signage. Ela fará a gestão do ciclo de vida dos conteúdos e do funcionamento das TVs.
A partir disso, você envia os conteúdos desejados, dentro da resolução correta. O próprio software os organiza por canais, campanhas e cria playlists de exibição.
O envio é feito pelo sistema ao servidor. A transmissão é direcionada a um player, ou seja, um aparelho localizado onde as TVs estão. A programação é recebida e transmitida para o ponto de mídia, que começa a repassá-la.
É claro que essa é uma explicação simples e que não entra em detalhamentos técnicos. De toda forma, evidencia o processo e o que a tecnologia pode oferecer ao seu negócio.
Quais são os benefícios da TV corporativa?
O uso de uma TV corporativa oferece vantagens estratégicas para a empresa que opta por utilizá-la. Além da melhoria na comunicação com os colaboradores, outros benefícios podem ser citados. Entre eles estão:
Otimização de tarefas
Todos os comunicados e as informações são distribuídos de forma fácil, sem exigir outros investimentos. A gestão dos conteúdos ocorre de maneira remota e centralizada, o que facilita na hora de transmitir os conteúdos.
Automação da comunicação
Da forma como funciona a TV corporativa, é possível atualizar os conteúdos de forma constante. Com a fonte de dados, é possível automatizar a atualização de notícias internas e externas. Assim, todos se mantêm informados.
Alcance
Atingir os colaboradores pode ser um dos desafios da comunicação interna. Com a TV corporativa, fica mais fácil repassar as informações para todos, até mesmo para aqueles que trabalham em cargos distantes da diretoria.
Isso leva a um aumento da motivação e do engajamento como consequência. Afinal, essa é uma forma de demonstrar que os colaboradores são importantes. Além disso, reforça a importância deles para o sucesso organizacional.
Redução de custos com comunicação e treinamento
A educação corporativa é necessária e precisa ser feita de forma contínua e inteligente. Por outro lado, é uma prática de alto custo.
Por meio do auxílio da TV corporativa, é possível realizar os treinamentos com o máximo de eficácia e qualidade. Basta utilizar um canal de centralização dos conteúdos.
Assim, eles são distribuídos de forma online ao público-alvo correto e os colaboradores assistem nos horários que considerarem mais adequados. Isso também faz os profissionais estarem mais bem preparados, pois reconhecem os problemas e as necessidades do negócio.
Quais negócios podem usar a TV corporativa?
As aplicações dessa tecnologia são variadas. Por isso, tudo depende dos objetivos buscados e da estratégia implementada. Por exemplo, se a ideia é incentivar a motivação, a exibição das metas a serem alcançadas é uma boa alternativa.
Por outro lado, se o foco é a integração das equipes, vale a pena investir em conteúdos que mostrem eventos internos e envolvam os colaboradores. Dentro desses contextos, qualquer empresa pode usar a TV corporativa. Veja como cada uma delas pode se beneficiar.
Pequenos negócios
Geralmente, o foco é a gestão à vista, ou seja, o compartilhamento de indicadores e metas a serem perseguidos por todos. Ao fazer esse trabalho, a responsabilidade dos colaboradores aumenta, assim como seu senso de pertencimento.
Médias empresas
Aqui, o foco também é o engajamento, já que um negócio de porte médio exige o trabalho de vários aspectos para garantir um trabalho bem executado. Por exemplo, é preciso acompanhar as tendências de mercado e se modernizar.
Nesse cenário, a TV corporativa tem a função de trazer as informações desejadas o tempo todo. Ao mesmo tempo, favorece a realização de campanhas para promover a marca e fortalecer os objetivos perseguidos pelos gestores.
Grandes empresas
Nesse caso, a TV corporativa ajuda a alcançar os colaboradores nas diversas unidades e filiais. Essa é uma forma de manter todos alinhados e evitar inconsistências.
Em qualquer um dos casos, é importante reforçar que as aplicações da tecnologia podem ser resumidas da seguinte forma:
- potencialização do endomarketing: é uma forma de melhorar o relacionamento com a equipe para atrair e reter os talentos;
- gestão à vista: mostra o que todos devem seguir para contribuir com o negócio;
- reforço da cultura: fomenta a colaboração, os comportamentos desejados e mais;
- segurança: incentiva a adoção de normas e procedimentos a serem adotados.
Quais conteúdos podem estar presentes nessa mídia?
Mais do que saber como funciona uma TV corporativa, é importante entender que ela pode passar uma diversidade grande de conteúdos. A decisão depende do que sua empresa busca.
De toda forma, esses materiais contribuem para a melhoria dos resultados do negócio. A seguir, trazemos as principais opções e a explicação do porquê são válidos.
Canais de mídias sociais
É possível apresentar postagens interessantes e páginas relevantes para a empresa. Aqui, estão incluídos vídeos, conteúdos estáticos e o que mais você achar necessário.
Eles podem ter sido criados pela sua empresa ou por outra. O cuidado necessário é com a efemeridade da mensagem. Por exemplo, essa é uma opção que tende a trazer menos resultados com o Twitter por haver mudança de informações com mais frequência.
Newsletter
Esse boletim informativo mostra o que é mais relevante para o negócio em determinado período. O mais indicado é usar o recurso em alguns dias da semana, de forma padronizada, para chamar a atenção dos colaboradores. Além do mais, as informações devem ser diversas.
Notícias relevantes sobre o mercado
Os fatos mais importantes sobre o mercado em que a empresa está inserida também podem passar na TV corporativa. Aqui, vale inserir as projeções econômicas, as tendências para o futuro, o que esperar do consumidor. O ideal é que os textos sejam curtos e atrativos, ou estejam resumidos em vídeos.
Variedades e curiosidades
A TV corporativa também pode passar essas informações, desde que estejam relacionadas à empresa. Podem ser flashes sobre a criação e a atuação do negócio, determinado produto ou serviço comercializado.
Também é possível colocar perguntas e desafios para atrair a atenção dos colaboradores. Essa é uma forma de fortalecer a cultura organizacional, bem como sua missão, visão e valores.
Blog posts
O blog da empresa é uma boa fonte de informações. Por isso, seus conteúdos podem ser passados na tela da TV corporativa para educar e aumentar o conhecimento.
O cuidado é com a impossibilidade de colocar todo o conteúdo. Por isso, é preciso usar títulos atraentes e explicativos, que chamem a atenção do público. Uma dica é usar um QR code para facilitar o acesso ao restante do texto.
Agenda de eventos
São congressos, treinamentos, palestras ou semanas comemorativas. O objetivo é aumentar a chance de participação dos colaboradores. Por isso, é preciso apresentar o cronograma e indicar o conteúdo a ser abordado.
Conteúdo publicitário
O foco é a apresentação de serviços de parceiros, como farmácias, restaurantes e mais. Ainda assim, é importante que essas ofertas estejam relacionadas à empresa e aos seus objetivos e valores.
Entretenimento e lazer
Podem ser destacados. Alguns exemplos são eventos gratuitos na cidade, peças de teatro, agenda dos cinemas e mais. Apesar disso, é importante não ser o principal foco da TV corporativa.
O que é necessário e como adquirir uma TV corporativa?
Para implementar uma TV corporativa, é preciso cumprir algumas etapas. As principais são:
- estudar a TV corporativa, para saber quais são os pontos positivos e negativos, e conhecer suas limitações e capacidades;
- definir os objetivos estratégicos, a fim de garantir o alinhamento com o plano de negócios da empresa;
- descobrir diferentes detalhes, como qual é o público-alvo, onde e quantas serão as telas instaladas, qual é o orçamento disponível;
- definir responsabilidades, saber quem cuidará da instalação, manutenção dos equipamentos, quem será responsável pela gestão e produção dos conteúdos e mais. Aqui, também vale pensar na terceirização;
- criar um projeto editorial inicial, a fim de determinar como será a programação.
Lembre-se ainda de ter os softwares e os equipamentos adequados. Para instalar a TV corporativa, é preciso de:
- telas e dispositivos reprodutores de conteúdo (media players);
- sistema de gestão;
- conteúdos.
Isso significa que, em cada ponto a ter uma tela, é preciso também do player e da solução que gerenciará remotamente os conteúdos. Apesar disso, a implantação é mais simples do que parece.
Agora você já conhece melhor a TV corporativa e o que ela pode fazer pelo seu negócio. Basta implementar no seu negócio e utilizar o recurso da forma correta.
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