As informações que circulam no ambiente de trabalho são fundamentais para o bom andamento das atividades. Logo, os ruídos na comunicação podem provocar impactos negativos e afetar o desempenho do negócio.
É importante que os líderes, setores e equipes estejam alinhados e, para isso, a comunicação deve ser clara e objetiva. É papel da empresa investir em recursos e estratégias para assegurar uma interação livre de interferências, tratando-se das mensagens institucionais.
O objetivo deste post é reforçar a importância da comunicação como um pilar, interno e externo. Continue lendo e veja as consequências de um ambiente com ruídos na comunicação, o que fazer para evitar o problema e como investir em uma comunicação mais efetiva!
A comunicação como base do relacionamento corporativo
A comunicação é o ponto de convergência e alinhamento entre todos os que atuam dentro de uma empresa. Quando eficiente, de dentro para fora, a informação segue um curso natural, que reflete de modo positivo entre equipes, clientes e fornecedores.
Os ruídos, por sua vez, provocam a falta de entendimento e conexão entre quem transmite e quem recebe a mensagem, independentemente do grau de complexidade. Por isso, a comunicação deve se sustentar não apenas nas conversas, mas nos diálogos consistentes e esclarecedores.
Uma boa comunicação requer planejamento, estratégia, um ambiente propício e ferramentas adequadas. Há quem pense que se resume apenas à transmissão de mensagens, quando, na verdade, engloba todo e qualquer mecanismo de interação interna e externa.
Como os ruídos na comunicação podem prejudicar o negócio
Um ruído pode causar repercussão negativa dentro de uma empresa se a comunicação não estiver adequada ao ambiente. Seja no dia a dia, durante uma reunião ou evento com apresentação, eles são responsáveis pelas interferências que impedem a transmissão clara da mensagem.
Antes de explorar os malefícios e desdobramentos desse problema, é importante conhecer os tipos de ruído na comunicação!
Físico
As interferências que chegam de fora podem dificultar a transmissão física da mensagem e causar um entendimento equivocado. Exemplo do ruído físico são as pessoas conversando alto, as buzinas de veículos, as sirenes, os sons de telefone ou de obras realizadas.
Psicológico
Nem sempre o ruído precisa ser externo para provocar danos na comunicação. É o caso daqueles que afetam a psicologia e estão ligados ao comportamento de cada pessoa. Assim, podem ser motivados pelas emoções, crenças e reação interna às atitudes alheias que geram um prolongado remover de sentimentos como raiva e indignação.
Fisiológico
Uma dor de cabeça intensa ou mal-estar permanente são considerados ruídos que tomam a mente, não deixando espaço para a recepção das mensagens importantes. A condição física comprometida pode ser um fator de deficiência na comunicação.
Todos esses ruídos podem acontecer isolados, ou ao mesmo tempo, e gerar um verdadeiro caos no ambiente corporativo. Sem um planejamento prévio de comunicação estratégica ou um plano de contingência emergencial, uma situação conflituosa por erros na informação pode afetar drasticamente o negócio.
Consequências de uma comunicação deficiente
A má comunicação é elemento fácil de gerar danos institucionais e trazer complicações no negócio. Veja alguns impactos causados pelos ruídos na comunicação para ficar de olho e minimizar seus efeitos!
Interferência no entendimento
Uma comunicação que não funciona corretamente pode atrapalhar o entendimento provocando ações baseadas em uma interpretação confusa e pouco clara. Imagine um ambiente muito barulhento em que as pessoas não conseguem compartilhar ideias e acabam perdendo tempo sem chegar a um denominador comum.
Erros de processos
Sem um mínimo de cuidado com a comunicação, os processos que dependem de outros departamentos e passam pelas mãos de mais colaboradores correm o risco de erros e retrabalho. Nesse contexto, o cliente ou fornecedor podem ser diretamente prejudicados dependendo do processo que estiver em andamento.
Aumento de riscos
Alguns erros oriundos dos ruídos na comunicação são mais fáceis de resolver, já outros, podem levar a situações mais graves que podem ferir a imagem da empresa, comprometer a reputação e, consequentemente, levar a perda de clientes por falta de organização e controle na transmissão das mensagens.
Perda de produtividade
Se os setores e seus times não se comunicam de modo efetivo e com a frequência desejada ou não existe um protocolo padronizado de circulação da informação, a empresa pode perder eficiência e produtividade, o que é ruim para os objetivos do negócio, se tratando de faturamento e rentabilidade.
O que fazer para evitar os ruídos
Antes que os ruídos comecem a ruminar o que há de bom na empresa é possível criar ações estratégicas para tornar a comunicação mais saudável, impedindo que eles dominem o ambiente e as pessoas que, de alguma forma, contribuem para a manutenção do negócio.
Veja o que você pode fazer para evitar o desencadeamento do problema!
Metas e objetivos
Ter metas e objetivos claros permite aos gestores compartilharem com os colaboradores os propósitos da empresa, em médio e longo prazo. Para isso, é preciso elaborar o comunicado a ser transmitido, com as orientações e regras, seja em uma reunião, um evento ou momentos específicos com cada área.
Escuta ativa
Quem quer ser ouvido precisa, acima de tudo, saber ouvir e identificar os pontos positivos e negativos. Não difere com a comunicação institucional, considerando que os colaboradores vivenciam e praticam atividades mais próximas do público final, mais do que os próprios gestores.
Canais diretos de comunicação
Os diferentes canais podem ser usados para evitar os ruídos na comunicação, desde que institucionalizados. Assim, a empresa pode aderir ao e-mail, chat corporativo, central telefônica compartilhada, aplicativos e softwares.
A importância de investir na comunicação
Já sabemos o quanto é importante investir em comunicação para o sucesso do negócio, no entanto, a cereja do bolo está em agregar valor com ferramentas digitais que otimizem esse processo.
Muitas empresas acreditam que estão proporcionando uma comunicação eficiente aos seus colaboradores, mas falham com a falta de integração e personalização da linguagem. Sem a centralização da comunicação institucional, há um risco de cada departamento se comunicar à sua maneira.
Esse cenário pode até funcionar, mas, com o passar do tempo, os ruídos começam a surgir, causando danos irreversíveis. O problema de não unificar a comunicação é que a empresa perde uma identidade e não será reconhecida de imediato por sua forma de comunicar-se.
A melhor forma de minimizar ou acabar de vez com os ruídos na comunicação é investir em uma estratégia de comunicação corporativa que integre as equipes e departamentos.
Com um sistema de canais integrados é possível padronizar e unificar a mensagem, de modo que o conteúdo que chega ao departamento de vendas seja o mesmo repassado ao marketing em projetos onde às duas áreas estiverem atuando juntas.
É fundamental estabelecer diretrizes da comunicação, para que os responsáveis pela elaboração e transmissão, saibam exatamente quando, como e a quem enviar determinadas mensagens para que todos se conectem à mesma linguagem, sem o risco de mal-entendidos.
Os ruídos na comunicação configuram um desafio que todas as empresas enfrentam, umas com mais ou menos grau de complexidade. O diferencial está em agir de forma preventiva, aderindo a soluções e ferramentas capazes de concentrar todo tipo de informação institucional e distribuir de maneira uniforme com alcance efetivo do público interno e externo.
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