A comunicação é um importante instrumento dentro das empresas e quando bem planejada contribui para melhores resultados. Ter uma comunicação integrada ajuda a conectar equipes, clientes e todos os que são, de alguma forma, envolvidos com a marca.
Para que as estratégias e ações tenham êxito, é primordial monitorar se os fluxos de informações e a transmissão das mensagens estão adequados — um sistema de comunicação integrada pode facilitar esse acompanhamento.
Neste post trazemos o conceito de comunicação integrada, bem como as vantagens de adotar esse sistema. Continue lendo e veja como colocar em prática e ter sucesso na comunicação da sua empresa!
O que é a comunicação integrada?
Comunicação integrada é um processo de planejamento e execução de ações, com gerenciamento de conteúdo a ser veiculado em diferentes canais. Quando bem alinhada, a comunicação é um potente instrumento de conexão entre todos aqueles que possuem vínculos com a empresa.
Dos colaboradores aos clientes, a mensagem chega padronizada, independentemente do canal escolhido para o momento. É uma estratégia pensada e articulada para consolidar a imagem de uma empresa e apresentar seu posicionamento no mercado.
Quais são as vantagens de implementar um sistema de comunicação integrada?
Os benefícios da comunicação integrada, de modo geral, estão atrelados aos objetivos e expectativas da empresa em relação ao mercado e seu impacto na sociedade em que está inserida.
Com um bom plano, estratégias personalizadas e uso de tecnologias apropriadas, a atuação conjunta dos departamentos, possibilita que cada um participe de modo eficiente, evitando desencontros e conflitos de informações. Dessa forma, listamos algumas das principais vantagens em adotar esse sistema!
Fortalecimento da marca
Uma marca forte tem por trás um planejamento completo de negócio que engloba as áreas de maior relevância. Dentre elas estão o marketing e suas vertentes — publicidade e propaganda, endomarketing, assessoria de imprensa, conteúdo digital — aplicadas nos ambientes online e offline.
Todas as ações precisam estar conectadas para criar uma imagem de credibilidade e até mesmo autoridade. Assim, sempre que a empresa surgir no mercado, em qualquer canal ou evento, as pessoas saberão que se trata de determinada marca.
Integração de equipe
Integrar a comunicação é também estabelecer um elo mais próximo entre os colaboradores. Uma comunicação fluida, institucional e abrangente faz com que os times entendam melhor os propósitos da empresa e passem a colaborar para que cada etapa do planejamento seja bem-sucedida.
Seja em um e-mail enviado, participação nas redes sociais ou atendimento ao cliente, todos instintivamente vão se esforçar para transmitir uma boa imagem. Quem atua na empresa e é envolvido nas ações, fará o máximo para falar bem do lugar em que trabalha.
Aumento de vendas
Com uma boa imagem e uma equipe engajada e motivada, os resultados financeiros logo começam a aparecer. A comunicação integrada alinha conceitos, processos e pessoas, colocando em uma mesma cena os elementos mais positivos de um negócio.
Isso faz com que o consumidor, do outro lado, se sinta estimulado e seguro para fazer negócio. É essencial que os departamentos de marketing e vendas atuem sincronizados para que as estratégias sejam efetivas.
Como colocar esse tipo de comunicação em prática?
Para alcançar esses benefícios, todo o plano de comunicação integrada deve ser pensado em detalhes, observando aspectos importantes desse passo a passo. Seguindo essas etapas, é possível obter excelentes resultados!
Definição dos objetivos
Sem um objetivo traçado será difícil entender a real motivação de integração dos canais e uniformização da mensagem. Saiba exatamente o que a empresa pretende ao veicular conteúdos o que pode ser:
- aumento da visibilidade;
- geração, retenção ou conversão de leads;
- aumento das vendas sazonais;
- fortalecimento da marca;
- compartilhamento de informação relevante;
- transmissão de autoridade.
Conhecimento do público
Conhecer o perfil do público, suas necessidades, preferências e hábitos facilitará a escolha dos canais de comunicação e o conteúdo a ser transmitido em cada um deles.
O formato de conteúdo escolhido pode ser determinante para alcançar a audiência desejada e provocar ações no consumidor que estimulem a decisão de compra.
Escolha e integração dos canais
Além de escolher os canais mais adequados e eficientes, o sistema de integração exerce um papel fundamental em todo o processo. Na chamada comunicação omnichannel ter uma ferramenta que reúna os canais e distribua o conteúdo de modo sintonizado faz toda a diferença para a imagem da marca.
Monitoramento do conteúdo
As pessoas estão atentas à relevância do conteúdo, ou seja, é imprescindível que seja uma mensagem interessante e até necessária para o público-alvo. Caso contrário, não será fácil reter a atenção por muito tempo.
Sempre que um conteúdo for veiculado é preciso monitorar sua performance e entender até que ponto o público está envolvido e engajado. Com isso é possível identificar quais tipos e formatos de conteúdo devem se manter na grade de planejamento.
Por fim, para que a maioria das estratégias de comunicação integrada tenham sucesso, o gerenciamento de conteúdo demanda mais atenção, visto que em todos os canais, a mensagem deve ser pensada de maneira inteligente, para acertar o alvo e conectá-lo cada vez mais à marca.
Se você gostou do post, assine a nossa newsletter e receba conteúdos atualizados diretamente na sua caixa de entrada sobre a importância e eficiência da comunicação dentro e fora das empresas!
0 comentários