A comunicação organizacional é um dos grandes pilares na hora de entender a forma como a empresa ou o negócio se comunica com a sua audiência. Além do público externo, serve para transmitir informações ao seu público interno, como o corpo de gestão e colaboradores.
Indo além no entendimento do que é a comunicação organizacional, destaca-se que podem existir diversos pontos de atenção na hora de construir um processo estruturado nesse sentido.
E essa preocupação permite que a empresa passe uma boa imagem, conseguindo transmitir uma sensação de confiança, além de garantir um fluxo correto de informação.
Quer saber mais sobre os diferentes tipos de comunicação organizacional e como aderir? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!
O que é a comunicação organizacional?
Já imaginou uma forma da empresa se comunicar com os seus clientes internos e externos, mantendo a sua imagem e unificando a gestão deste tópico? Além disso, controlar as estratégias, atividades, ações e até as decisões com o objetivo de fortalecer a imagem junto ao mercado consumidor?
Isso é a comunicação organizacional, englobando desde acionistas, fornecedores, políticos e até a opinião pública para unificar a informação com a empresa.
Com isso, o bom diálogo com os públicos internos e externos também permite consolidar a imagem no mercado, com ferramentas e tecnologias para aplicar corretamente estas formas de comunicação.
Alguns benefícios de adotar uma estratégia de comunicação organizacional
Ter uma estratégia de comunicação organizacional, é uma ótima forma de potencializar a imagem da empresa com o seu público, interno ou externo. Esse é também um dos principais benefícios na hora de entender toda a ampla gama de vantagens.
Outro ponto importante na hora de entender esses benefícios, é permitir que ocorra uma melhor compreensão e assimilação dos objetivos da organização. E esse impacto vai direto no sentimento de pertencimento ao negócio por parte dos colaboradores, que são inseridos na tomada de decisão e no alcance de objetivos.
Esse benefício no clima organizacional, torna o ambiente do negócio mais colaborativo e promove uma melhor harmonia entre as diferentes áreas.
Assim, além de transmitir informação, uma estratégia de comunicação organizacional impacta diretamente na formação de um ambiente corporativo saudável.
Os tipos de comunicação organizacional
Nos últimos anos, a comunicação organizacional evoluiu ao ponto de ser considerada como uma peça chave para as empresas. E com o avanço dos investimentos e das mídias digitais, a importância desse tema também se torna determinante.
Vale destacar que cada um dos tipos funcionam de formas diferentes, sendo essencial entender e visualizar o foco e objetivo das ações em cada uma das divisões.
A comunicação institucional
Um dos primeiros tipos de comunicação organizacional é a chamada de institucional, que é responsável pela construção da identidade e da imagem do negócio.
Outro ponto importante é a sua ação de divulgar a empresa para o público interno ou externo, enfatizando ações que sejam voltadas para visão, filosofia, missão e valores da empresa.
Ela permite também ações com o objetivo final de melhorar a imagem da empresa na sociedade. Com isso, pode envolver desde consumidores, colaboradores e investidores.
A comunicação mercadológica
Mesmo que a comunicação organizacional tenha um tipo institucional, não trata diretamente com vendas ou relacionamento com clientes. O objetivo da comunicação mercadológica é o aumento das vendas e melhora da imagem dos produtos ou serviços oferecidos.
Ela é fundamental no sentido de valorizar a marca, demonstrar os seus pontos positivos, dando ênfase na venda dos produtos e serviços. Um ponto importante neste tipo de comunicação organizacional é que pode englobar estratégias em diferentes áreas, como:
- setor de marketing;
- publicidade e propaganda;
- entendimento do perfil do consumidor;
- realização de eventos corporativos, feiras e exposições do produto ou serviço.
A comunicação interna
A comunicação interna tem como objetivo principal possibilitar uma boa interação entre a empresa e os seus colaboradores. Com isso, se torna uma ótima forma de potencializar o engajamento dos funcionários, uma vez que proporciona um ambiente de trabalho alinhado com a cultura organizacional.
Uma ferramenta que é utilizada na comunicação organizacional para o público interno é o chamado endomarketing.
Assim, não impacta somente numa comunicação com base na hierarquia e sim em todos os níveis, otimizando também a relação humana e de trabalho. Alguns pontos importantes na comunicação interna podem ser citados, como:
- prezar pela ética, respeito e qualidade da informação;
- envolver os colaboradores promovendo a sua participação no desenvolvimento das estratégias;
- impulsionar o senso de cooperação entre as diferentes equipes, áreas e times.
Já o endomarketing pode ser considerado pertencente a comunicação interna e tem como objetivo realizar ações de marketing com uma característica institucional. Assim, criam uma relação de harmonia entre os valores da empresa e das relações de trabalho.
A comunicação administrativa
Já esse tipo de comunicação organizacional, tem como objetivo permitir a transmissão de dados e outras informações de dentro da organização para outros setores.
Um ótimo exemplo é o setor de compras que compartilha dados com o setor financeiro, permitindo assim um melhor controle de contas e recursos do negócio.
Outro ponto importante da comunicação administrativa é permitir que os objetivos e estratégias das diferentes áreas estejam alinhados. Assim, com um fluxo de dados correto, todos se mantêm engajados no cumprimento de metas, permitindo que as pessoas também trabalhem de maneira eficiente.
A otimização dos processos de comunicação
Com a evolução dos meios de informação e das mídias digitais, percebe-se uma crescente otimização na comunicação organizacional. Isso impacta diretamente a forma como a empresa vai se comunicar com o mundo interno e externo, entendendo o melhor diálogo com diferentes públicos.
Existem sim, ações que potencializam a imagem do negócio e conseguem fortalecer a empresa perante a sociedade. Isso, inclusive, já influencia na decisão de compra dos consumidores, afetando a competitividade e o alcance dos produtos e serviços oferecidos.
Como pensar e implementar estratégias para potencializar os efeitos da comunicação organizacional?
Existem algumas ações importantes que potencializam ainda mais a comunicação organizacional. Uma delas é o investimento em ações sociais e ambientais.
Tudo isso permite que a marca seja conectada a causas que trazem um significado além da própria venda, entendendo o seu papel na sociedade. Outro ponto importante é escolher bem os canais de comunicação e a forma de interação em cada um deles.
As mídias digitais promovem um grande potencial de diálogo com o mercado consumidor e é essencial entender o contexto do veículo utilizado além de traçar uma estratégia clara de acordo com o seu público.
Assim, consegue-se traçar estratégias de relacionamento com o cliente que se mostram eficientes para a empresa. Esse é um fator crucial para o sucesso do processo de vendas, promovendo um suporte para este cliente até no pós-venda.
Saiba mais!
Ter uma estratégia eficiente na comunicação organizacional é um dos desafios para as organizações que desejam se manter competitivas no mercado.
A partir da evolução das mídias digitais e do formato de se consumir conteúdo, é essencial entender possíveis mudanças e tendências dos setores, entregando também mais valor e um impacto positivo na satisfação do seu cliente final.
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