Quando se pensa em aumento da produtividade e engajamento das equipes, é preciso considerar o uso de várias ferramentas. Uma delas é o mural digital.
Capaz de contribuir com a comunicação interna, esta solução permite passar várias informações úteis para o negócio. Nesse cenário, é preciso pensar em como criar mural digital. É o que vamos apresentar neste post. Confira!
Afinal, o que é mural digital?
O mural digital é uma ferramenta utilizada em empresas com o objetivo de facilitar a comunicação. A solução suporta vários recursos de tecnologia, como textos, vídeos, fotos, gráficos e mais.
Devido a suas capacidades, é possível implementar uma comunicação direcionada e estratégica, a fim de chamar a atenção dos colaboradores. O conteúdo ainda pode ser interativo e trazer informações úteis, que otimizam a dinâmica de trabalho.
Apesar de ser similar à TV corporativa, os conceitos se diferem em relação à estratégia. No caso do mural digital, ela é mais direcionada. Por isso, são apresentadas apenas informações internas da empresa.
Para quem o mural digital é indicado?
O mural digital é uma solução eficiente para fortalecer a comunicação interna de empresas. Por isso, pode ser adotado pelos mais diversos segmentos. Assim, qualquer negócio é capaz de criar um mural digital e implementar essa tecnologia.
Quais são as vantagens de usar o mural digital?
O mural digital é útil para qualquer empresa e permite mudar a forma de comunicação com as equipes. Instalado em lugares estratégicos, esta solução apresenta diversos benefícios. Confira os principais!
Interatividade
Esse recurso tecnológico tem como principal característica a interatividade. Essa é uma forma das telas se tornarem mais atrativas e se adequarem às diferentes necessidades. Assim, as equipes são impactadas de modo eficiente.
Atualizações em tempo real
Todo o conteúdo veiculado pelo mural digital é distribuído em tempo real. Isso porque há um software de gestão que programa a publicação dos conteúdos e os transmite conforme programado. Dessa forma, a comunicação com colaboradores se torna mais facilitada.
Dinamismo
O software de gestão do conteúdo garante a atualização automática da programação transmitida pelo mural digital. Isso é importante, porque as informações se mantêm sempre recentes e são transmitidas no momento em que ocorrem.
Além disso, há possibilidade de implementar integrações. Assim, vários conteúdos podem ser atualizados com frequência, como os feeds de RSS, informações de trânsito, previsão do tempo, as publicações de redes sociais, os eventos programados pela empresa etc.
Facilidade de gerenciamento
Mais do que saber como criar mural digital, é preciso saber gerenciar os conteúdos. Nesse caso, é muito fácil, basta utilizar um software específico.
A solução permite monitorar telas, segmentar conteúdos e configurar qual é a ordem de exibição. Também, há recursos indicados para programar quando a tela será ligada ou desligada, o que reduz os custos.
Outra facilidade do gerenciamento, é que o processo é realizado por meio de um computador com acesso à internet. Como as telas são conectadas a um player, o restante das atividades é feito em tempo real.
Como criar mural digital na sua empresa?
Agora que você entendeu por que vale a pena criar um mural digital na sua empresa, chega o momento de ver as etapas de implementação. As fundamentais estão descritas a seguir:
Planeje-se
O primeiro passo é fazer um bom planejamento de instalação e uso do mural digital. Para isso, você deve pensar em algumas questões, como:
- definição dos objetivos do projeto: que tipo de informações você vai exibir, como serão criadas, seus formatos e frequência de exibição.
- definição do software de gestão: há várias opções diferentes no mercado. Escolha a que apresenta o melhor custo-benefício e atende a todas as demandas do projeto;
- escolha do hardware para reprodução da programação: o equipamento está relacionado à definição do software. É importante verificar as condições necessárias;
- delimite os pontos de instalação: cada local deve ter acesso à internet para garantir a reprodução dos conteúdos e sua atualização automática e devem ser estratégicos.
Considere aqueles com maior fluxo de pessoas — como corredores, refeitórios e mais — e segmente os públicos internos. O objetivo é saber quais setores têm mais dificuldade em receber as informações de alinhamento estratégico.
Aproveite para fazer um diagnóstico da comunicação interna da empresa. Assim, é possível saber como está o acesso das equipes às informações e quais tipos de conteúdos mais atraem. Afinal, eles aumentam o engajamento.
Defina o conteúdo a ser veiculado
O planejamento da programação e sua produção inicial deve ser realizado em paralelo enquanto sua equipe de instalação coloca os equipamentos e softwares para funcionar.
Primeiro, verifique quais informações devem ser passadas em cada tela. Elas podem ser voltadas para:
- melhoria dos indicadores;
- alinhamento de objetivos;
- veiculação de notícias da empresa;
- aumento da sensação de pertencimento;
- atração da atenção.
Por isso, a prioridade é para informações corporativas. Mas você também pode veicular informações úteis sobre outros assuntos, como política e esportes.
Depois de todos esses detalhes, você deve definir quem será responsável por gerenciar a programação. Agora, já ficou claro como criar um mural digital.
O próximo passo é escolher uma empresa para fazer parceria. A jbtec trabalha com digital signage e soluções completas para fazer toda a implementação no seu negócio.
Desse modo, você tem tranquilidade de que o mural digital será instalado da melhor maneira possível e trará vários benefícios para sua empresa.
E você, quer alcançar as diferentes vantagens oferecidas por essa ferramenta? Acesse o site da Jbtec, conheça as soluções e marque uma conversa!
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