Saiba a diferença entre a mídia indoor e outdoor e descubra qual a ideal para você!
A comunicação é uma das principais formas de acesso entre marca e público. Ela é a responsável por promover aproximação, manter o relacionamento e engajar todos os envolvidos. Assim, é fator primordial para proporcionar a experiência do cliente com qualidade.
Com o aumento dos recursos tecnológicos, um processo de comunicação otimizado é cada vez mais necessário para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, a adoção de soluções para auxiliar no fluxo de informações é uma boa alternativa para quem deseja atingir o público de forma eficaz.
Dessa forma, entender os conceitos de mídia indoor e outdoor é imprescindível para que você pense a sua estratégia da melhor forma possível, levando em consideração seus próprios objetivos.
Confira, neste artigo, tudo sobre a diferença entre indoor e outdoor, e aprenda a encontrar a melhor solução para seu negócio.
Indoor ou outdoor: quais são as diferenças?
Quando falamos nesses dois modelos de comunicação, a principal diferença está no lugar em que são veiculados. Enquanto o indoor é exibido em ambientes fechados, o outdoor apresenta-se em ambientes abertos.
Apesar da simples diferença, cada um atinge a audiência de diferentes maneiras. Por isso, devem ser pensados de acordo com o objetivo da estratégia naquele momento.
Por ser um conteúdo apresentado internamente, o formato indoor tende a atingir um menor número de pessoas. Logo, existe maior gerenciamento de conteúdo para aquele determinado público. Assim, a comunicação pode ser mais direcionada.
Em contrapartida, o outdoor abrange maior audiência. Com isso, o reconhecimento da marca aumenta, embora isso faça com que suas mensagens não sejam tão segmentadas.
Veja, a seguir, as principais vantagens de cada e como podem ser utilizadas.
Entenda as vantagens da Mídia Indoor
O formato indoor, por estar mais próximo dos clientes, é considerado de alto impacto. Isso porque é possível que o gerenciamento deste conteúdo seja segmentado para atingir as principais dores do público naquele momento.
Assim, você pode engajar, informar e entreter quem está presente. De forma mais ativa, ainda é possível realizar conversões de vendas, por exemplo, ao dialogar diretamente com as necessidades do consumidor.
Dessa forma, se estiver conforme o objetivo da marca, pode ser adotada por qualquer ramo de mercado, como redes de varejo, bancos, supermercados, lojas de departamento, espaços corporativos, pontos de venda, etc.
Por se tratar de uma mensagem segmentada, podem ser apresentadas promoções pontuais, informações externas ou internas, por exemplo.
E quais as vantagens da Mídia Outdoor?
Por sua vez, a mídia outdoor pode ser uma boa alternativa para quem deseja trabalhar o reconhecimento de marca ou atingir mais público em suas ações e campanhas.
Para isso, devem ser posicionadas em locais estratégicos e com grande fluxo de pessoas. Ainda que suas mensagens não sejam tão segmentadas, é fundamental contar com um planejamento que vise efetividade ao atingir o público.
Outra vantagem é que com o outdoor, é possível utilizar de diferentes meios de propagação, como em pontos de ônibus, por exemplo.
Dessa forma, pode ser usado para anunciar lançamentos, promover grandes promoções ou, até mesmo, convidar para conhecer a marca.
E agora? Qual usar?
Como vimos anteriormente, ambos os métodos apresentam vantagens significativas, que podem potencializar o processo comunicacional de sua empresa.
Contudo, para escolher o que mais se adapta ao seu negócio, é precisa levar em consideração quais os seus objetivos para aquela comunicação.
Assim, se você buscar por conversões mais diretas e mensagens que só farão sentido em determinado contexto, vale apostar no formato indoor. Por sua vez, se busca maior audiência e repercussão com o público, o outdoor será o ideal.
Contudo, vale ressaltar que um modelo não anula o outro. Logo, é possível investir nos dois, diferenciando as abordagens e propósitos.
A verdade é que, independente do meio, o gerenciamento da comunicação é essencial para todos os negócios. Atualmente, é impossível fugir de mídias e tecnologias: a transformação digital é uma realidade.
É preciso que o mercado se aproprie desses conceitos. Com fluxos interativos e engajadores é possível impactar o público e manter um relacionamento de confiança.
Por isso, conte com ferramentas e soluções que facilitam seu processo. Com a sinalização digital, por exemplo, é possível elevar o nível da comunicação e destacar-se dos concorrentes.
Referência no mercado do digital signage, a jbtec pode te ajudar a implementar uma rede de sinalização que vai potencializar sua estratégia. Conheça nossos serviços!
0 comentários