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Cultura Organizacional: imagem fechada em diversas pessoas dando as mãos.
Cultura Organizacional: qual é o tipo da sua empresa?
Bruno Gianzanti /
nov 17, 2021

A cultura organizacional é definida de acordo com um conjunto de valores, ações e crenças que definem o formato como a empresa comanda os seus diversos negócios. A cultura de uma empresa é considerada fundamental para guiar o comportamento dos colaboradores, incentivando as boas práticas e promovendo um ambiente conforme a visão da organização.

Essa expressão surgiu durante a metade do século XX, a partir da definição criada pelo escritor e filósofo Charles Handy. Com isso, mapeou as categorias para a construção de uma cultura organizacional de sucesso, promovendo uma melhor experiência nas diversas organizações.

O que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional é um dos pilares da empresa e impacta diretamente em diversos processos internos. Um ótimo exemplo é na atração, seleção e retenção de talentos que atuam nos negócios e promovem um ambiente saudável para que todos possam evoluir e realizar entregas de qualidade.

A partir da definição de Handy, delimita-se 4 categorias importantes para este conceito conhecido, também, como temas de comportamento corporativo.

A cultura de poder

O primeiro tipo caracterizado para a cultura organizacional é a cultura de poder, que demonstra como as empresas focam a liderança em apenas uma pessoa. Como resultado, cria-se um ambiente competitivo entre os profissionais.

Essa cultura pode acarretar conflitos internos, limitando o crescimento da organização. Também é mais comum em empresas menores, que possuem um poder centralizado entre os colaboradores.

A cultura de papéis

Possui como foco principal o desempenho dos colaboradores, com processos bem estruturados e seguidos à risca. Assim, estes tendem a permanecer pouco flexíveis e acomodados.

Outro ponto importante é que a liderança também oferece pouco espaço para novas ideias e inovação, prejudicando também a comunicação interna. Empresas de grande porte, geralmente, possuem essa cultura organizacional para promover mais clareza nos fluxos de trabalho.

A cultura de tarefas

Já na cultura de tarefas, toda a equipe é voltada para a resolução de problemas e se sentem preparados para lidar com diferentes cenários. Com isso, transmite um objetivo único com os colaboradores específicos para a execução de atividades-chave.

Essa cultura estabelece benefícios como:

  • liberdade para trabalhar;
  • maior motivação na execução das atividades;
  • valorização da criatividade;
  • maior satisfação dos colaboradores de uma forma geral.

A cultura de pessoas

Este último modelo de cultura organizacional tem como foco os colaboradores da empresa. Promove integrações maiores entre as pessoas e realiza uma gestão de crescimento profissional.

Alguns pontos importantes deste tipo são a forte atuação dos gestores para a retenção de talentos e formação de bons líderes. Com isso, consegue-se estabelecer continuidade nas boas práticas, além de um plano de carreira definido.

A importância da empresa ter uma cultura organizacional bem estabelecida

Após entender um pouco mais sobre cada tipo de cultura organizacional, é importante que a empresa tenha este conceito bem definido. E, além de bem estabelecida, deve ser constantemente propagada entre os colaboradores para promover diversos benefícios.

O primeiro deles é a capacidade de reunir bons hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais nas políticas internas e externas da empresa. Assim, é possível orientar, de maneira natural, os caminhos corretos para otimizar a tomada de decisão e visão para o futuro.

Com esse alinhamento de valores morais e éticos, consegue-se formar um capital humano aderente à cultura organizacional. Os colaboradores passam a entender melhor a expectativa da empresa e a sua forma de agir, mantendo as suas características principais e respeitando o seu posicionamento.

Dessa forma, promove um ambiente saudável para a execução das tarefas do dia a dia e do trabalho, potencializando os níveis de produtividade.

Difundir a cultura organizacional

Ao difundir a cultura organizacional, as ações da liderança tornam-se mais presentes, principalmente, na comunicação interna. Essa prática é sentida pelos demais colaboradores visto que as ações dos colaboradores são influenciadas pelos valores, pelos artefatos e pressupostos dos líderes.

O impacto no desempenho do colaborador

A liderança tem um papel essencial na cultura da empresa, iniciando o processo de instalação e reconhecimento dos conceitos envolvidos. A partir de ações e decisões, os colaboradores se sentem alinhados, reconhecendo os valores da empresa.

Outro ponto importante da liderança para a boa aplicação da cultura é a manutenção da mesma. O líder que perpetuar estes conceitos — através de suas ações e práticas — demonstra aos colaboradores o andamento e alinhamento da cultura.

Boas práticas para aplicar a cultura organizacional

Existem práticas que devem ser seguidas para promover um bom ambiente organizacional, além de garantir a sua continuidade. E elas precisam ter início antes mesmo do colaborador fazer parte do time.

Encontrar as pessoas certas e utilizar o fit cultural como critério de seleção são os pontos principais deste primeiro contato. Além disso, deve-se compartilhar sempre a missão, a visão e os valores do negócio para aumentar o engajamento de todos.

A divulgação das regras expressas e normas simples, mas necessárias, é importante para uma comunicação efetiva. As regras implícitas que tratam questões comportamentais e relativas às características dos colaboradores também devem ser tratadas com cuidado, pois impactam diretamente na evolução da empresa.

Assim, pode-se contar com a conservação da cultura organizacional de forma satisfatória e eficiente, estimulando as boas práticas. Outro ponto importante é a criação de estratégias que promovam e definam os conceitos, firmando o entendimento de todos.

Saiba mais!

Conhecer a importância da cultura organizacional, os seus diferentes tipos e características é uma ótima forma de alinhar o perfil da sua empresa com os colaboradores. Com isso, pode-se promover um ambiente mais saudável para a continuidade dos processos e proporcionar uma melhor produtividade.

Toda a empresa tem a ganhar com a aplicação de boas práticas e a manutenção do bom comportamento entre todos.

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Cultura Organizacional: qual é o tipo da sua empresa?

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