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Comunicação interna: time demonstrando união ao trabalhar em equipe
Comunicação interna: boas práticas para fortalecer a equipe
Bruno Gianzanti /
jun 23, 2021

Por que investir em comunicação interna? Há vários benefícios ao fortalecer sua equipe por meio dessa estratégia. Veja quais são eles e o que fazer para alcançar essas vantagens.

Muitas vezes, a comunicação interna é pensada apenas para happy hours e comemoração de aniversário dos colaboradores. No entanto, essa estratégia vai além e é muito mais importante do que parece.

Na verdade, ela é uma das responsáveis pelos bons resultados do negócio. Afinal, garante o alinhamento de valores e objetivos organizacionais dos funcionários, além de trabalhar a motivação e o engajamento das equipes. Tudo isso se traduz na melhoria da experiência do consumidor.

Em outras palavras, a comunicação interna tem seus resultados refletidos nos clientes. Por esse motivo, há investimentos crescentes nesta área. Tanto é que a pesquisa Social Base/Ação Integrada mostrou que 78,3% dos entrevistados dizem que o setor se tornou mais estratégico e passou a ser mais consultado.

Diante desse cenário, fica claro que vale a pena investir em comunicação interna. Mas quais são as boas práticas para fortalecer a equipe? É o que vamos mostrar neste artigo. Continue lendo!

O conceito de comunicação interna

A comunicação interna é o setor organizacional que direciona suas ações para os colaboradores. O objetivo é compartilhar informações estratégicas e relevantes, para que todos estejam alinhados em relação aos objetivos do negócio.

A divulgação de informações pode ocorrer dos superiores para os colaboradores ou entre os próprios funcionários de um mesmo nível de hierarquia. De toda forma, elas podem estar relacionadas a:

  • missão, visão e valores da empresa;
  • objetivos organizacionais;
  • estratégias de mercado;
  • metas por departamento;
  • feedbacks.

Em qualquer um dos casos, o foco é o fortalecimento da sensação de pertencimento. Assim, o engajamento, a motivação e a qualidade de vida no trabalho são melhorados.

As vantagens da comunicação interna no desempenho da empresa

Para oferecer diferentes benefícios, a comunicação interna depende de um bom planejamento. A estratégia deve ser executada de forma correta para surtir o efeito esperado.

Quando isso acontece, várias vantagens podem ser alcançadas. Entre as principais estão:

Aumento da produtividade

Com uma comunicação interna eficiente, os colaboradores sabem o que devem fazer e qual é sua responsabilidade perante a empresa. Com isso, há menos dificuldade para cada um entender o seu papel no negócio.

Isso se reflete em um ambiente de trabalho positivo, em que todos valorizam a missão, a visão e os valores organizacionais. A sensação de pertencimento aumenta e a consequência é que todos vão atrás dos mesmos objetivos.

É importante citar que isso também acontece no trabalho remoto. Assim, o alinhamento individual traz a base para o gerenciamento coletivo, em que todos prezam pelos mesmos resultados.

Ambiente de trabalho saudável

O clima organizacional é fortalecido com a comunicação interna. A divulgação de informações é feita de forma transparente e clara, o que evita rumores e a famosa “rádio peão”. Logo, há menos conflitos entre as equipes e  colaboradores com seus líderes e gestores.

Com o aumento da motivação dos colaboradores, a empresa ainda consegue fortalecer a chamada marca empregadora. Ou seja, as equipes têm uma percepção mais positiva sobre o local de trabalho.

Agilidade dos processos

O alinhamento entre as equipes faz com que todos os processos sejam conhecidos e haja uma interação maior entre os colaboradores. O fluxo de trabalho se torna mais eficiente, o que contribui para uma tomada de decisão mais acertada.

Engajamento dos colaboradores

Quanto mais engajados os colaboradores estiverem, mais eles produzirão com qualidade. Por isso, esse é um dos principais objetivos quando o tema é gestão de pessoas. Por meio da comunicação interna, é possível fortalecer o papel de cada funcionário e valorizá-los, a fim de que se tornem fãs da marca.

3 boas práticas para uma comunicação interna eficiente

Agora que você entendeu por que vale a pena instituir uma boa comunicação interna, fica a pergunta: como ela pode ser realmente eficiente? Tudo depende da aplicação de boas práticas. Por meio delas, é possível começar esse processo e mostrar seus efeitos positivos para o negócio. Veja quais são as principais atitudes a tomar.

1. Institua o trabalho remoto

O home office já é uma realidade em boa parte das empresas. Para se ter uma ideia, as vagas nesse modelo apresentaram um crescimento de 85% em 2021. Esse formato torna o mercado de trabalho mais dinâmico e pode contribuir para uma boa comunicação interna.

Como? Primeiro é preciso entender que a maioria das ações é realizada de forma digital. Por exemplo, os comunicados internos, os dados sobre o mercado, as atualizações sobre as equipes e a empresa, e mais. Isso tudo garante uma maior integração entre os colaboradores e a empresa, o que fortalece o relacionamento e o alinhamento de valores.

2. Crie canais de comunicação direta

Muitas vezes, a empresa tem vários meios de contato com os colaboradores, mas eles são insuficientes. Por isso, vale a pena investir em mais canais de comunicação direta, a fim de que todos os colaboradores possam fazer perguntas, contribuir com opiniões e deixar seu feedback.

Na escolha da melhor alternativa, o ideal é considerar o orçamento disponível e o perfil da equipe. Em relação ao primeiro aspecto, vale a pena pesquisar para encontrar opções com melhor custo-benefício.

No caso da equipe, avalie se ela é grande ou pequena, se as pessoas utilizam ferramentas digitais ou não etc. Tudo isso ajudará a definir qual caminho seguir. Além disso, existem ferramentas que atendem a todos os públicos, como digital signage. Ele consiste em uma tela que pode ser interativa e repassa informações sobre o negócio.

Nesse processo, lembre-se de alinhar a linguagem ao conteúdo. Considere que a mensagem precisa ser eficiente para atingir o público esperado. Caso contrário, a comunicação interna fica comprometida.

3. Utilize ferramentas adequadas

Quando se fala em ferramentas para fortalecer a comunicação interna, várias são as possibilidades. A definição das melhores para a sua empresa depende de uma análise apurada. De toda forma, algumas das principais opções são:

  • intranet: é um portal específico para divulgar informações, dados e conteúdos institucionais. Também permite que os colaboradores interajam entre si;
  • mural de recados: é instalado em um local estratégico e com grande circulação de pessoas. Assim, as informações podem ser vistas por um grande número de colaboradores;
  • TV corporativa: consiste em uma tela na qual passa uma programação previamente definida em formato de vídeos;
  • rede social corporativa: é um meio específico para fomentar o relacionamento entre os colaboradores e estimular a troca de informações;
  • eventos internos: podem servir para melhorar o bem-estar dos colaboradores ou realizar treinamentos e capacitação das equipes;
  • digital signage: é similar à TV corporativa, mas é mais amplo. Aceita maior formato de conteúdos e garante maior integração.

Cada uma dessas ferramentas tem suas próprias especificações. Além disso, algumas são mais caras do que outras. Por exemplo, a sinalização digital é uma das que traz o melhor custo-benefício, já que permite repassar informações de forma rápida e estratégica. Por isso, é importante analisar e decidir quais são as melhores alternativas para a sua empresa.

Diante de toda essa explicação, fica claro que é imprescindível investir em comunicação interna para ter um negócio de qualidade.

Para isso, vale a pena criar uma estratégia forte e contar com a ajuda de profissionais especializados, que farão a implementação de maneira correta. Assim, o resultado é o alcance de todos os benefícios citados neste post.

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Comunicação interna: boas práticas para fortalecer a equipe

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