Os canais de comunicação dentro de uma empresa são uma das melhores formas de potencializar a cultura interna e a passagem de informação. Esse inclusive é considerado como um fator primordial para garantir a satisfação e a motivação dos colaboradores.
Desde emails, folhetos, cartilhas e mensagens internas, é muito importante transmitir informações relevantes e manter um canal de comunicação aberto para o alinhamento de estratégias organizacionais.
Quer saber quais são os melhores tipos de canais de comunicação interna para a sua empresa? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!
O que são os canais de comunicação?
De forma geral, um canal de comunicação serve para entrar em contato ou dialogar com clientes e parceiros, aproximando a empresa do seu público. Com isso, é possível aprimorar a experiência e a atenção ao usuário que entra em contato.
Utilizando um canal de comunicação, pode-se:
- oferecer qualquer tipo de suporte ou apoio nos produtos e serviços;
- abrir um espaço para qualquer tipo de contato, crítica ou sugestões;
- compartilhar conteúdos interessantes sobre o setor e que sejam do interesse dos usuários;
- realizar qualquer tipo de pesquisa, enquete ou questionário de forma simples e ágil;
- e promover ofertas e vantagens especiais.
O canal de comunicação interno
Além de dialogar com clientes externos, é importante manter uma boa comunicação com o público interno da empresa. Assim, com um conjunto de ações nesse sentido pode-se informar e motivar os colaboradores, transmitindo mensagens importantes e estratégicas.
Este tipo de atividade permite que a empresa defina ações claras relacionadas a sua missão, visão e valores. Além disso, a utilização de diversas formas e canais de comunicação interna permite que seja criada uma vantagem competitiva ainda maior para a companhia.
Os melhores tipos de canais de comunicação interna
Escolher corretamente os canais de comunicação conforme o perfil da empresa e do público interno é vital para o sucesso do projeto. Um ponto importante na hora da escolha dentre as opções de canais de comunicação interna é o seu alinhamento com a estratégia de comunicação corporativa, mantendo um padrão de diálogo e interação. Assim, existem alguns pontos positivos e benefícios nestas escolhas.
A TV Corporativa
A TV Corporativa é um dos canais de comunicação interna que pode servir para a publicação de vídeos, informes e até mensagens organizacionais importantes, permitindo que diversas unidades recebam o conteúdo ao mesmo tempo.
Outro ponto relevante da TV Corporativa é a capacidade de impactar os colaboradores que não tenham acesso aos demais canais. Isso se dá devido ao fato da sua disponibilidade de forma igualitária em toda a companhia, impactando positivamente a forma de diálogo.
O email interno ou newsletter
O email já é considerado como uma das ferramentas de comunicação e transmissão de mensagens mais comuns atualmente. Assim, o email interno, ou também conhecido como newsletter, se destaca na forma de contato direto da empresa com os seus colaboradores, dispondo dicas, avisos e qualquer novidade no ambiente de trabalho.
Redes sociais corporativas
As redes sociais corporativas são utilizadas em plataformas que os colaboradores já estão acostumados a utilizar. E, ainda existem algumas soluções que oferecem um ambiente fechado para a empresa, mantendo uma interação controlada e segura.
Intranet
A Intranet é uma rede corporativa que funciona de forma parecida com as redes sociais, mantendo um acesso restrito as informações. Este canal de comunicação interno também é considerado como uma forma de interligação de departamentos e funcionários, centralizando processos e fazendo gerenciamento de conteúdos corporativos.
Saiba mais!
Ter uma estratégia eficiente para a transmissão de informações corporativas é uma ótima forma de potencializar a satisfação e a motivação dos colaboradores. Assim, é importante investir em canais de comunicação que influenciam positivamente no crescimento do negócio, promovendo uma imagem e uma cultura organizacional saudável.
Quer saber mais dicas para promover os canais de comunicação da sua empresa e garantir a qualidade no diálogo e interação com os clientes internos e externos? Acompanhe as redes sociais da jbtec e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades!
0 comentários