A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados — Lei 13.709/2018) entrou em vigor em setembro de 2020. Essa norma dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado.

Dessa forma, seu objetivo é proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. A não adequação às suas diretrizes pode culminar em multas e penalidades aplicáveis a partir de agosto de 2021.

Quer saber quem precisa estar em concordância com a lei e como a Jbtec atuará diante dessas mudanças? Confira no artigo abaixo.

Quem precisa estar em concordância com a lei?

Se você tem um negócio de qualquer porte que lida com informações do público, sejam elas específicas ou tão simples quanto um nome, é muito importante estar por dentro. De fato, toda empresa com algum tipo de cadastro de clientes ficará sujeita à LGPD. A ideia é criar uma cultura de respeito à privacidade dos dados.

Atores da LGPD

Para aplicar os fundamentos da lei, é preciso identificar quem são seus atores. Os principais são:

  • Operador: quem executa o tratamento de dados em nome do controlador;
  • Controlador: a pessoa responsável por tomar as decisões referentes ao tratamento de dados.

Como a Jbtec atua frente à LGPD?

Na maioria dos casos, a Jbtec com seus serviços digitais atuará como um operador, e o usuário como um controlador.

Exemplo prático: um usuário da plataforma uSign (SaaS) cria um fluxo de dados para capturar automaticamente do ERP da empresa informações dos funcionários que fazem aniversário no dia. Esse fluxo captura:

  • primeiro nome;
  • sobrenome;
  • foto de identificação;
  • data de aniversário.

Esses dados são exibidos em um software de Digital Signage nos displays da empresa. Nesse caso, o ERP, o software de Digital Signage e a plataforma uSign atuam como operadores sob a LGPD.

A Jbtec também utiliza sub-processadores terceirizados para infraestrutura, suporte ao cliente, cobrança e notificações por e-mail. Alguns deles são:

  • Amazon Web Services;
  • Microsoft Azure;
  • Contabo;
  • RD Station Marketing;
  • Freshdesk;
  • Google Suite Business;
  • Omie.

Quando a Jbtec atua como controlador?

Quando um usuário se cadastra em serviços digitais da Jbtec, são solicitados e-mail, senha e informações da empresa (como número de funcionários e segmento). Esses dados são amparados em base legal da LGPD.

No caso de planos pagos, pode ser solicitado o endereço do cliente para emissão de cobrança e Nota Fiscal. A Jbtec evita solicitar dados sensíveis.

Dicas da Jbtec para clientes

Faça a remoção de dados

Se solicitado, delete ou peça à Jbtec a remoção dos dados do usuário (direito ao esquecimento).

Busque uma consultoria especializada

Sua empresa deve buscar uma consultoria para avaliação completa sobre proteção de dados. Leia a lei na íntegra.

Evite capturar dados sensíveis

De acordo com a LGPD, são considerados dados sensíveis:

  • origem racial ou étnica;
  • opinião política;
  • convicções religiosas ou filosóficas;
  • dados genéticos;
  • dados biométricos;
  • dados de saúde;
  • filiação sindical;
  • orientação sexual;
  • dados de menores de idade;
  • histórico criminal.

Lembre-se: você é responsável pelos dados que captura em suas integrações, pelos formulários e sistemas que utiliza.

Colete somente o necessário

Colete apenas informações estritamente necessárias para execução do serviço. O tratamento deve respeitar os princípios da LGPD: finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização e prestação de contas.

Para adequar sua empresa, busque por uma consultoria especializada em LGPD.

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Se você deseja destacar a sua empresa da concorrência, usando uma estratégia de comunicação com alto impacto em seu público, utilizando soluções simples, criativas e com custo adequado, a jbtec é sem dúvida uma excelente ideia. 

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