Você sabe como funciona uma TV corporativa e o que ela pode fazer pela sua empresa? Entenda os benefícios de contar com essa tecnologia.

Uma TV corporativa é um importante canal de comunicação interna. Por meio dele, você apresenta informações aos colaboradores de forma barata, vende espaços de mídia e tem mais chance de chamar a atenção, quando comparado a outros meios.

Apesar de todos os benefícios, ainda há dúvidas sobre como funciona uma TV corporativa. Nesse momento, vale a pena saber que essa é uma forma de centralizar o conteúdo produzido e demonstrá-lo de forma estratégica.

Então, que tal saber mais sobre esse meio de comunicação?

Como funciona uma TV corporativa?

Uma TV corporativa é uma espécie de mural digital. Por meio da instalação de telas em lugares estratégicos — por exemplo, em corredores e dentro dos departamentos —, é possível passar informações atualizadas.

Elas ajudam os colaboradores a entender o contexto atual da empresa e melhorar a comunicação com clientes e fornecedores. Contudo, esse recurso também é utilizado para outras finalidades.

Isso ocorre quando a TV corporativa é utilizada como aplicação de digital signage. Nesse caso, o uso pode acontecer em:

  • ponto de venda;
  • ambiente de espera;
  • venda de publicidade.

Todas essas possibilidades são garantidas devido à internet. Com a chance de fazer o tráfego de vídeos, os projetos na TV corporativa utilizam a rede como canal de transmissão. O resultado são custos mais acessíveis.

Para saber como funciona uma TV corporativa, é preciso ter uma plataforma de digital signage. Ela fará a gestão do ciclo de vida dos conteúdos e do funcionamento das TVs.

A partir disso, você envia os conteúdos desejados, dentro da resolução correta. O próprio software os organiza por canais, campanhas e cria playlists de exibição.

O envio é feito pelo sistema ao servidor. A transmissão é direcionada a um player, ou seja, um aparelho localizado onde as TVs estão. A programação é recebida e transmitida para o ponto de mídia, que começa a repassá-la.

É claro que essa é uma explicação simples e que não entra em detalhamentos técnicos. De toda forma, evidencia o processo e o que a tecnologia pode oferecer ao seu negócio.

Quais são os benefícios da TV corporativa?

O uso de uma TV corporativa oferece vantagens estratégicas para a empresa que opta por utilizá-la. Além da melhoria na comunicação com os colaboradores, outros benefícios podem ser citados. Entre eles estão:

Otimização de tarefas

Todos os comunicados e as informações são distribuídos de forma fácil, sem exigir outros investimentos. A gestão dos conteúdos ocorre de maneira remota e centralizada, o que facilita na hora de transmitir os conteúdos.

Automação da comunicação

Da forma como funciona a TV corporativa, é possível atualizar os conteúdos de forma constante. Com a fonte de dados, é possível automatizar a atualização de notícias internas e externas. Assim, todos se mantêm informados.

Alcance

Atingir os colaboradores pode ser um dos desafios da comunicação interna. Com a TV corporativa, fica mais fácil repassar as informações para todos, até mesmo para aqueles que trabalham em cargos distantes da diretoria.

Isso leva a um aumento da motivação e do engajamento como consequência. Afinal, essa é uma forma de demonstrar que os colaboradores são importantes. Além disso, reforça a importância deles para o sucesso organizacional.

Redução de custos com comunicação e treinamento

A educação corporativa é necessária e precisa ser feita de forma contínua e inteligente. Por outro lado, é uma prática de alto custo.

Por meio da TV corporativa, é possível realizar treinamentos com máxima eficácia e qualidade. Basta utilizar um canal de centralização dos conteúdos.

Assim, eles são distribuídos de forma online ao público-alvo correto e os colaboradores assistem nos horários que considerarem mais adequados. Isso também faz os profissionais estarem mais bem preparados, pois reconhecem os problemas e as necessidades do negócio.

Quais negócios podem usar a TV corporativa?

As aplicações dessa tecnologia são variadas. Por isso, tudo depende dos objetivos buscados e da estratégia implementada. Por exemplo, se a ideia é incentivar a motivação, a exibição das metas a serem alcançadas é uma boa alternativa.

Por outro lado, se o foco é a integração das equipes, vale a pena investir em conteúdos que mostrem eventos internos e envolvam os colaboradores. Dentro desses contextos, qualquer empresa pode usar a TV corporativa. Veja como cada uma delas pode se beneficiar:

Pequenos negócios

Geralmente, o foco é a gestão à vista, ou seja, o compartilhamento de indicadores e metas a serem perseguidos por todos. Ao fazer esse trabalho, a responsabilidade dos colaboradores aumenta, assim como seu senso de pertencimento.

Médias empresas

Aqui, o foco também é o engajamento, já que um negócio de porte médio exige o trabalho de vários aspectos para garantir um trabalho bem executado. Por exemplo, é preciso acompanhar as tendências de mercado e se modernizar.

Nesse cenário, a TV corporativa tem a função de trazer as informações desejadas o tempo todo. Ao mesmo tempo, favorece a realização de campanhas para promover a marca e fortalecer os objetivos perseguidos pelos gestores.

Grandes empresas

Nesse caso, a TV corporativa ajuda a alcançar os colaboradores nas diversas unidades e filiais. Essa é uma forma de manter todos alinhados e evitar inconsistências.

Em qualquer um dos casos, é importante reforçar que as aplicações da tecnologia podem ser resumidas da seguinte forma:

  • potencialização do endomarketing: melhora o relacionamento com a equipe para atrair e reter talentos;
  • gestão à vista: mostra os indicadores que todos devem seguir;
  • reforço da cultura: fomenta colaboração e comportamentos desejados;
  • segurança: incentiva normas e procedimentos a serem adotados.

Quais conteúdos podem estar presentes nessa mídia?

Mais do que saber como funciona uma TV corporativa, é importante entender que ela pode passar uma grande diversidade de conteúdos. A decisão depende do que sua empresa busca.

De toda forma, esses materiais contribuem para a melhoria dos resultados do negócio. A seguir, as principais opções:

Canais de mídias sociais

É possível apresentar postagens interessantes e páginas relevantes. Podem incluir vídeos, conteúdos estáticos e outros formatos.

Eles podem ter sido criados pela sua empresa ou por terceiros. O cuidado necessário é com a efemeridade da mensagem. Por exemplo, essa opção tende a trazer menos resultados com o Twitter, por mudar com mais frequência.

Newsletter

Esse boletim mostra o que é mais relevante para o negócio em determinado período. O ideal é usar em alguns dias da semana, de forma padronizada, para chamar atenção dos colaboradores. As informações devem ser variadas.

Notícias relevantes sobre o mercado

Podem ser projeções econômicas, tendências de consumo ou fatos importantes do setor. O ideal é que os textos sejam curtos e atrativos ou em formato de vídeo.

Variedades e curiosidades

A TV corporativa também pode exibir informações relacionadas à empresa, como flashes sobre sua história ou sobre um produto. Também é possível incluir perguntas e desafios para fortalecer a cultura organizacional.

Blog posts

O blog da empresa é uma boa fonte de informações. Seus conteúdos podem aparecer na TV corporativa para educar e aumentar o conhecimento. Uma dica é usar títulos chamativos e QR codes para direcionar ao conteúdo completo.

Agenda de eventos

Inclui congressos, treinamentos, palestras ou semanas comemorativas. O objetivo é aumentar a participação dos colaboradores, mostrando cronogramas e temas.

Conteúdo publicitário

Serviços de parceiros (farmácias, restaurantes, etc.) podem ser divulgados, desde que estejam alinhados à empresa e seus valores.

Entretenimento e lazer

Podem ser destacados eventos gratuitos, peças de teatro ou agenda de cinemas. O cuidado é não fazer desse o foco principal da TV corporativa.

O que é necessário e como adquirir uma TV corporativa?

Para implementar uma TV corporativa, é preciso cumprir algumas etapas:

  • estudar a TV corporativa: conhecer pontos positivos, negativos e limitações;
  • definir objetivos estratégicos: alinhar ao plano de negócios;
  • descobrir detalhes: público-alvo, locais de instalação, orçamento;
  • definir responsabilidades: instalação, manutenção, gestão e produção de conteúdos (interno ou terceirizado);
  • criar projeto editorial inicial: determinar como será a programação.

Também é necessário ter softwares e equipamentos adequados, como:

  • telas e media players;
  • sistema de gestão;
  • conteúdos.

Ou seja, cada ponto de mídia precisa de um player e de um sistema de gestão remoto. Ainda assim, a implantação é mais simples do que parece.

Agora você já conhece melhor a TV corporativa e o que ela pode fazer pelo seu negócio. Basta implementar corretamente e aproveitar os resultados.

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