Cada vez mais acirrado e até mesmo saturado para alguns setores, o mercado exige que as empresas busquem estratégias diferenciadas. Quem deseja ter vantagem competitiva precisa encontrar meios de se destacar entre os concorrentes.
Esse é um dos principais desafios de empreendedores e gestores à frente do negócio, por melhor que seja a qualidade dos produtos e serviços. No entanto, com boas práticas é possível se tornar referência no segmento, garantir a boa experiência ao cliente e ganhar sua confiança.
O objetivo deste post é apresentar o conceito de vantagem competitiva e toda a sua importância para um negócio. Continue lendo para ver as vantagens de sair à frente e como conquistar a tão sonhada posição acima dos concorrentes!
O que é vantagem competitiva?
Na teoria, a vantagem competitiva é estar e se manter à frente da concorrência, dominando o mercado de atuação. Já, na prática, se configura um conjunto de ações e características que colocam uma empresa em uma posição diferenciada, a ponto de ser preferência dos consumidores.
Uma organização em vantagem vai além de ter produtos e serviços de qualidade, com excelente custo-benefício. Suas práticas se evidenciam, neutralizando as ações daqueles que atuam em segmento semelhante, atraindo e retendo o público de forma natural e fidelizada.
Por que esse é um aspecto tão importante para as empresas?
Ter vantagem competitiva não significa apenas ser a empresa predileta dos consumidores, mas apresentar um conjunto de elementos diferenciados — nesse contexto, nem as possíveis ações e interferências externas serão capazes de impedir que o cliente se mantenha fiel à marca.
A postura, o comportamento e todas as práticas são pensadas de forma que beneficiem tanto o público quanto o caixa da empresa. São diversos pontos favoráveis que levam a uma tomada de decisão de compra a partir da notável preocupação em satisfazer o cliente.
Saber administrar essa vantagem e continuar surpreendendo é tão importante quanto criar estratégias para atrair mais clientes. Esse é um ponto fundamental de atenção e investimento, para que o negócio se mantenha ativo e sustentável por longos anos.
Quais as vantagens de estar sempre um passo à frente?
Dependendo do tipo e ramo do negócio, a competitividade esbarra tanto nas estratégias diferenciadas de vendas, quanto na grande quantidade de empresas, seja de pequeno, médio ou até grande porte.
Com isso, galgar um espaço é ainda mais desafiador, entretanto, quando acontece, os benefícios são notáveis.
Geração de valor para o público
O preço influencia na decisão de compra, mas pode não ser o suficiente para manter o cliente fiel a uma empresa. A vantagem competitiva vai muito além e, nesse sentido, deve gerar valor intangível para o público.
Seja pela personalização do atendimento ou pela própria cultura organizacional que vai ao encontro do que o público acredita, essa sintonia ultrapassa o palpável e dá lugar a um sentimento subjetivo que leva a uma identificação profunda com a marca.
Destaque da concorrência
A vantagem competitiva faz com que em qualquer lugar, a qualquer momento, uma empresa seja reconhecida. A posição de destaque eleva o potencial do negócio e atrai mais e mais clientes, seja por afinidade ou indicação daqueles que estão satisfeitos com o tudo que ela representa.
Em diversos aspectos, a empresa que ocupa a ponta no mercado aparece em primeiro lugar nos buscadores da internet ou no pensamento do público quando deseja comprar algum produto ou solicitar um serviço.
Como sobressair e ter vantagem sobre os concorrentes?
Você deve estar se perguntando como obter a desejada vantagem competitiva e deixar os concorrentes para trás. Antes de mais nada, é preciso acreditar no potencial do negócio e não medir esforços para que a empresa seja considerada a melhor do mercado.
Foi pensando nisso que selecionamos algumas ações que você pode implementar para conquistar de vez o seu público-alvo e ocupar o topo da lista!
Conhecer o público
Quais são as necessidades, dores e preferências do seu público? Se você tem respostas para essas perguntas, saberá exatamente o que oferecer para cativar os clientes e garantir a prioridade de compra.
O perfil e o hábito de compra dizem muito sobre o que o consumidor busca em uma empresa. Assim é possível criar estratégias de atendimento e vendas, definir melhor os produtos ou incluir opções específicas no pacote de serviços para mostrar o quanto a empresa tem o cliente como foco central do negócio.
Aumentar a produtividade
Antes de pensar em ter um volume elevado de clientes e o domínio de mercado é preciso assegurar a capacidade de atender à demanda. O aumento da produtividade está diretamente conectado à satisfação do seu público.
Por isso, a boa produtividade garante também boas entregas, um cliente feliz com a escolha e novas vendas, devido ao alto grau de confiabilidade.
Lembre-se de que ter uma equipe motivada e engajada é fator determinante para quem deseja se destacar da concorrência, logo, invista no seu time.
Estudar a concorrência
Fazer um benchmarking é sempre uma estratégia positiva, se tratando das ações da concorrência. Analise e compare os pontos fortes e fracos dos seus oponentes para intensificar o que sua empresa oferece de melhor e corrigir falhas que comprometem o seu negócio.
Nesse processo você pode descobrir aspectos importantes que antes não eram considerados na decisão, mas que agora fazem sentido para conquistar seus clientes. Melhorando ou aprimorando o que seus concorrentes têm de deficiências, certamente sua empresa seguirá o caminho certo da vantagem competitiva.
Algumas perguntas importantes a serem feitas durante o estudo:
- Como seus concorrentes se comunicam e interagem com os clientes?
- Quais as estratégias de marketing de maior efetividade?
- Quais as principais reclamações dos clientes em relação a cada concorrente?
- Onde estão os fatores que geram satisfação?
- Quais são os pontos fracos e fortes dos seus concorrentes?
Melhorar o relacionamento com o cliente
Uma venda só pode ser considerada bem-sucedida quando o cliente retorna para uma segunda compra. Esse é um sinal de que além de ter gostado do produto ou serviço, o atendimento foi considerado satisfatório.
A atenção recebida pode ser um dos fortes motivos para um cliente voltar a fazer negócio. Isso se chama relacionamento e é um importante fator competitivo; já que o tratamento demonstra a preocupação da empresa com as necessidades do cliente.
Faça pesquisas de satisfação regulares para saber como os clientes estão se sentindo em relação à sua empresa e identifique quais os pontos de melhoria. Analise também, dentre o seu público, o nível de contentamento e em uma escala de 1 a 10, quantos estão dispostos a promover sua marca indicando para parentes e amigos.
Como vimos, a vantagem competitiva é formada por um conjunto de diversos fatores e características que colocam a empresa em um patamar de prestígio. Com isso, é preciso estar atento às tendências do mercado e investir, com sabedoria, nas ferramentas certas para criar diferenciais.
Entre soluções, inovação digital e telas interativas, colocar o cliente no centro do negócio é oferecer o que há de melhor em produtos, serviços e atendimento. Quanto mais você conhecer o perfil do seu público, mais poderá interagir com o que ele gosta e direcionar seu desejo de compras.
A vantagem competitiva se ampara na visão adiantada das possibilidades do mercado e aproveitamento das oportunidades, aliando talento e inteligência tecnológica. Com as estratégias certas sua empresa pode chegar ao auge, ocupar um lugar de respeito e permanecer no trono por longo tempo.
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