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Transformação digital nas empresas: 5 passos para colocar em ação
Bruno Gianzanti /
jul 14, 2021

A transformação digital é um tema com grande destaque no mercado devido à sua relevância. Ela consiste no aumento do uso da tecnologia para diversas ações, alterando a maneira como empresas estruturam suas estratégias e os hábitos de consumo dos clientes.

Assim, ela se torna importante porque permite aos negócios manterem a relevância no mercado e não perderem espaço por se tornarem ultrapassadas. Além disso, o conceito pode trazer novas ferramentas que podem gerar vantagens competitivas e diferenciais para a marca.

As mudanças são constantes, exigindo atenção para entender quais negócios precisam acompanhar as tendências e como investir em transformação digital nas empresas. Por isso, listamos 5 passos fundamentais para implementar a estratégia. Acompanhe!

Quem deve acompanhar as tendências da transformação digital?

Primeiro, vale esclarecer uma dúvida comum entre diversos tipos de empresas: quais segmentos precisam se adaptar à transformação digital? 

Na verdade, todos os segmentos podem se beneficiar das tecnologias e estratégias geradas pelo conceito. Isso inclui indústrias, varejo, prestação de serviço, entre outros.

Inclusive, vale destacar um engano muito comum cometido na gestão empresarial: acreditar que a transformação digital se aplica apenas às empresas do setor de tecnologia. 

Isso porque os dispositivos móveis e as mídias digitais estão ganhando espaço entre os consumidores, trazendo oportunidades para negócios dos diversos setores da economia.

Apenas para ilustrar, a pesquisa Cisco Annual Internet Report divulgada em 2020 previa que, até 2023, 66% da população mundial terá acesso à internet. O total seria equivalente a mais de 5 bilhões de pessoas.

O Brasil apresenta a mesma tendência de crescimento, nesse caso, a previsão é de que 92% das pessoas estarão conectadas.

Assim, a transformação digital não se resume ao uso da internet, e sim a importância das empresas buscarem novas maneiras de atuar e, principalmente, de ampliar os seus canais de contato com os consumidores.

É aqui que o conceito se torna importante, já que engloba as estratégias que viabilizem o maior alcance do negócio.

Como implementar a transformação digital em 5 passos?

Após compreender porque a transformação digital nas empresas é tão importante, é necessário entender como implementar essa estratégia. Para facilitar a jornada, existem algumas dicas que podem auxiliar. Confira, a seguir, 5 passos essenciais!

1. Se mantenha atualizado sobre o mercado

Você já viu que a transformação digital tem relação com tecnologia. Ao mesmo tempo, surgem soluções tecnológicas que permitem otimizar processos e inovar na empresa, apresentando diferentes soluções para o público e para o próprio negócio.

Nesse cenário, o primeiro passo é se organizar para manter um acompanhamento constante sobre as tendências e como elas podem agregar valor à sua empresa. Por exemplo, algumas inovações que se destacam são:

  • big data: o uso de sistemas de informação coleta e armazena cada vez mais dados. Assim, o big data consiste em utilizá-los de maneira estratégica, realizando análises para decisões fundamentadas;
  • internet das coisas (IoT): consegue conectar interfaces e sistemas a dispositivos eletrônicos. Ou seja, objetos físicos se tornam capazes de reunir e transmitir dados;
  • realidade virtual e realidade aumentada: os dois conceitos podem proporcionar experiências enriquecedoras aos consumidores e colaboradores, inclusive para realização de treinamentos e outras práticas;
  • inteligência artificial (IA) e machine learning: o primeiro trata da capacidade de máquinas replicarem o comportamento humano, enquanto o segundo reflete um processo de aprendizado e evolução contínua do sistema de IA;
  • digital signage: envolve o uso de painéis digitais para inovar a comunicação interna, substituir vitrines e menus, adotar a mídia out of home (MOOH) e o alcance em relação aos clientes.

2. Faça um diagnóstico empresarial

O segundo passo é fazer um diagnóstico para entender qual é a situação atual do negócio, quais medidas já são aplicadas e quais tendências podem fazer sentido para o seu segmento e forma de atuação.

A partir disso, é possível fazer um planejamento estratégico para determinar como aplicar as medidas desejadas. Nesse momento, pode ser necessário adotar ações complementares, como reavaliar a cultura da empresa, digitalizar processos e adotar uma postura diferente em relação aos canais digitais.

De todas as formas, é fundamental ter passos planejados, com objetivos que você deseja alcançar, os caminhos necessários e outros detalhes que devem ser considerados para viabilizar a transformação na companhia.

3. Utilize tecnologias que facilitam os processos internos

Se o tema é transformação digital, um passo precisa envolver o uso de tecnologia. Muitas vezes, os processos manuais ainda são predominantes nos negócios e isso acontece por diversos motivos, como:

  • dificuldade em se adaptar ao uso da tecnologia ou aceitar mudanças;
  • preocupações em relação aos custos com o uso de tecnologia;
  • falta de conhecimento sobre as soluções do mercado;
  • foco na manutenção do modelo tradicional aplicado.

Porém, é fundamental explorar as soluções, para conseguir melhorar os processos da sua empresa. Softwares de automação e a digitalização da documentação, com integração de dados, por exemplo, são soluções conhecidas que podem ser um ótimo ponto de partida para iniciar a mudança na empresa.

4. Baseie as suas decisões em dados

A transformação digital nas empresas exige a tomada de decisão para entender quais estratégias aplicar, quando fazer isso, quais valores podem ser investidos, entre outros. Nesse sentido, é importante avaliar os dados para conseguir embasar as escolhas, a fim de otimizar resultados.

O principal motivo para isso é que, quando se trata de mudança, é comum que surja uma visão enviesada e resistente. Por isso, pode ser mais difícil aceitar passar pelos processos necessários. Por outro lado, a análise de dados do mercado e da própria empresa pode ajudar a solucionar o problema.

As pesquisas de mercado que podem ser encontradas em diversos portais e canais oficiais conseguem trazer informações relevantes sobre hábitos de consumo, tendências e previsões para os próximos anos.

Já os dados internos podem identificar questões que demonstram necessidades dos clientes, pontos de melhoria e de que maneira as tendências podem ser aplicadas em benefício do negócio.

Em todas as etapas, é fundamental ter atenção à importância de garantir uma boa experiência para o público. Afinal, essa é uma medida importante para atrair e fidelizar clientes, auxiliando na construção de uma marca mais forte e de uma imagem sólida no mercado.

5. Tenha boas parcerias

Por fim, é essencial ter boas parcerias para auxiliar na implementação das soluções e tecnologias que fazem parte do seu planejamento estratégico.

O motivo é simples: para aproveitar todo o potencial da transformação digital, é preciso contar com empresas especializadas que tenham expertise no assunto. 

Isso permite que você não tenha apenas um fornecedor, mas uma parceria completa para dar suporte, esclarecer dúvidas e até ajudar a ter insights sobre como as ferramentas podem auxiliar o seu negócio.

Portanto, pesquise o mercado e procure sempre empresas confiáveis para auxiliar o desenvolvimento do seu negócio. Agora você já sabe a importância da transformação digital nas empresas e como implementá-la.

Sendo assim, é hora de reavaliar os processos internos para identificar as estratégias que fazem sentido para o seu negócio e buscar parcerias que viabilizem a adoção das práticas necessárias para conquistar os objetivos da companhia.

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Transformação digital nas empresas: 5 passos para colocar em ação

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