Já pensou que a sala de espera da sua empresa pode ajudar na experiência do cliente? Veja como!
Com certeza, você já teve que ficar em uma sala de espera. Esse é um ambiente comum e conhecido, mas que nem sempre é valorizado. Para os clientes, isso causa incômodo. Afinal, ficar nesse local parece perda de tempo.
Contudo, é possível mudar essa opinião. Até mesmo uma sala de espera pequena pode fazer a diferença no atendimento aos clientes. Isso porque é bem melhor estar em um local aconchegante e confortável.
Para alcançar esse patamar, é preciso adotar algumas boas práticas. Neste post vamos apresentar as principais para um ambiente pequeno. Confira!
A importância de uma sala de espera
A sala de espera é um cômodo visto como secundário. No entanto, ele é mais importante do que parece, especialmente porque impacta a experiência do cliente.
Para entender essa situação, basta lembrar das vezes em que você teve que aguardar atendimento em um desses cômodos. Se ele era feio, sujo e só tinha revistas velhas, é bem provável que tenha tido uma experiência ruim.
Por outro lado, se contava com móveis confortáveis e limpos, rádio ou TV, revistas interessantes e atuais, a situação era bem diferente, certo? A ideia é exatamente essa.
O objetivo de otimizar a sala de espera é garantir que ela seja agradável. Assim, o período em que as pessoas passam nela se torna mais proveitoso e menos cansativo.
Dessa forma, sua empresa passa uma boa primeira impressão. Por isso, mesmo que você não tenha uma grande área disponível, vale a pena investir no acolhimento dos clientes. Aos poucos, isso traz reflexos positivos para o negócio.
3 dicas para criar uma sala de espera pequena e eficiente
Além de entender a importância desse recurso, é necessário saber como otimizar uma sala de espera pequena. Muitas vezes, a limitação do espaço passa a ideia de que é difícil torná-la aconchegante.
Porém, é possível conseguir esse resultado com algumas dicas. Reunimos as principais a seguir:
1. Crie um espaço aconchegante
Ter uma sala de espera aconchegante e confortável faz os clientes nem perceberem quanto tempo passaram esperando. Por isso, vale a pena investir em móveis e na decoração.
Coloque cadeiras e poltronas combinadas a mesas de centro ou de laterais de apoio. É possível colocar suportes para revistas e até área para self service. No entanto, tudo depende da imagem que os móveis devem passar.
Em relação às cores, é interessante aquelas que fazem parte da identidade visual da empresa. Você também pode colocar fundos para cenários, a fim de destacar os móveis.
Apenas tome cuidado com as tonalidades escuras, que deixam o ambiente muito sombrio. Por sua vez, cores claras, como branco, off-white e cinza combinam com praticamente todas as paletas e ambientes.
Caso sua empresa tenha prêmios e certificados, é uma boa ideia expô-los. Isso aumenta a credibilidade perante os clientes e tornam o ambiente agradável. Por fim, plantas e obras de arte também ajudam a compor um estilo bonito e que gera aconchego.
2. Ofereça entretenimento
Quem fica em uma sala de espera está aguardando atendimento. Por isso, nada melhor do que oferecer algo útil para passar o tempo.
O entretenimento pode começar com janelas grandes, que mostram uma grande área verde e arejada. Porém, vale a pena ir além. Contar com uma TV Corporativa, por exemplo, ajuda a reduzir a percepção do tempo.
Isso significa que a pessoa permanece mais tempo na sala de espera, mas não se dá conta disso. Para isso, a tela pode apresentar diferentes conteúdos, como vídeos institucionais, de entretenimento, educacionais e outros. Tudo depende dos objetivos do negócio.
3. Crie a sua TV Corporativa
A tecnologia de digital signage está relacionada ao uso de TVs. A diferença é que esse recurso consiste em um painel informativo.
Ele também pode trazer diferentes tipos de conteúdo. Entre as vantagens está a redução da percepção do tempo passado na sala de espera e o fortalecimento da marca.
Além disso, os aparelhos de sinalização digital podem conter o recurso de gestão de filas. Nesse caso, além das informações, os clientes são chamados quando chega a sua vez. Isso leva ao aumento da satisfação devido à melhoria do atendimento.
Desse modo, fica claro que várias ferramentas podem ser implementadas para tornar a sala de espera pequena mais atrativa a quem passa um tempo esperando. Ao utilizar esses recursos, você só tem a ganhar.
Por isso, vale a pena investir nessas dicas. Você verá que a sua sala de espera se tornará mais um ponto positivo para o seu negócio ao melhorar a experiência do cliente.
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