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Marketing de Varejo: imagem mostra homem sentado de frente para computador, segurando e digitando em tablet. Ilustrações "saem" do tablet, indicando interatividade e tecnologia
Marketing de Varejo: como fazer e se destacar dos concorrentes
Bruno Gianzanti /
abr 7, 2021

Você já sabe o que é marketing de varejo? Cada ramo ou setor do mercado precisa acompanhar tendências de sua área para conseguir definir as melhores estratégias para atrair o público. Nesse caso, as empresas varejistas podem contar com práticas específicas para aumentar o potencial do negócio.

Entretanto, nem sempre os gestores estão familiarizados com essas estratégias. Com isso, também deixam de aproveitar o melhor desempenho possível no marketing e perdem oportunidades de negócio.

Neste post, você aprenderá o que é o marketing de varejo e como aplicá-lo em seu negócio para se destacar dos concorrentes. Acompanhe!

O que é marketing de varejo?

O marketing é o conjunto de ações e estratégias traçadas para proporcionar valor e satisfazer as necessidades do público. Ainda, pode ter relação com parcerias, fornecedores e a sociedade em geral. Assim, quando se fala em marketing de varejo, isso significa que as estratégias são focadas no setor.

Ou seja, são consideradas as particularidades presentes nas empresas varejistas e no público-alvo para encontrar as melhores formas de atrair e converter clientes, além de se destacar no mercado. Para isso, ele se baseia em 4 pilares, conhecidos como os 4 Ps do marketing de varejo. São eles:

  • Produto: trata dos itens que são disponibilizados aos clientes para que eles possam adquirir, o mix de produtos da empresa;
  • Preço: se refere ao valor cobrado por cada produto, exigindo uma boa estratégia de precificação;
  • Praça ou ponto: é o local onde são feitas as compras, o ambiente em que o cliente permanecerá durante o processo;
  • Promoção: trata dos anúncios e maneiras de atrair os clientes para os produtos comercializados.

Ainda, é possível encontrar menções a dois pilares adicionais. O primeiro seriam as pessoas, já que elas são o foco das estratégias — aqui, ele engloba clientes, funcionários e fornecedores. O segundo trata da percepção, que considera as sensações e emoções despertadas nos clientes pelo seu negócio. 

Como aplicar a estratégia na empresa?

Para conseguir atingir os resultados desejados, a empresa precisa saber como aplicar o marketing de varejo. Por isso, listamos algumas dicas que vão ajudar nessa tarefa:

Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para qualquer estratégia na empresa é o planejamento, então o mesmo vale no marketing direcionado ao varejo. Esse é o momento de entender a situação do negócio, os pontos fracos e fortes, e os objetivos que vocês desejam conquistar por meio dessas práticas. 

Conheça o público e o mercado

Você precisa conhecer o seu público para entender o que eles precisam e o que procuram em sua loja. Vale estudar o comportamento de compra dos seus clientes, pesquisar a opinião deles e fazer estudos para identificar os diferenciais que eles desejam.

Isso nos leva a outro ponto importante: estudar o mercado e os concorrentes. Descubra quais são os pontos fortes, o que eles fazem que atrai a clientela e o que você precisa superar. Tudo isso ajudará no planejamento e nos próximos passos. 

Pense na experiência do consumidor

Um dos objetivos do marketing de varejo é melhorar a experiência do consumidor, então esse fator deve ser considerado na sua estratégia. Mapeie a jornada do consumidor conforme as características do público para entender suas dores e necessidades.

A partir disso, é possível identificar quais práticas podem ser mais atrativas, como ofertas personalizadas, qualidade das informações ofertadas, tipo de ambiente oferecido. Tudo isso influencia na percepção do cliente e na experiência que ele tem na loja, exigindo atenção.

Use mídias alternativas

Os diversos canais digitais e tecnologias disponíveis ganham mais espaço nas estratégias de marketing. A sua empresa já se adaptou às tendências? Conheça algumas opções que podem revolucionar a sua empresa:

  • vitrines digitais: são displays em pontos estratégicos que podem exibir ofertas, vantagens e produtos de maneira mais atrativa para o cliente;
  • mídia indoor: são propagandas e publicidades feitas dentro do próprio estabelecimento com o uso de telas. Ela visa informar e entreter o público.
  • menu board: trata-se de um menu divulgado por meio de telas, com fotos de alimentos, descrições, preços e promoções para facilitar a escolha e a compra pelos clientes;

Vale destacar que isso não significa que você deva abandonar as estratégias tradicionais: o segredo é unir as práticas, visando atingir um público maior e manter a relevância nos diversos canais disponíveis. 

Conhecendo o conceito de marketing de varejo e algumas práticas para aplicá-lo, a sua empresa terá mais chances de apresentar diferenciais e se destacar entre a concorrência. Com isso, é possível obter melhores resultados e potencializar o crescimento do negócio. 

Então, gostou dessas dicas? Se você quer acompanhar outras novidades, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos incríveis!

Marketing de Varejo: como fazer e se destacar dos concorrentes

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