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Como fidelizar clientes: imagem mostra gráfico em linha crescente.
Você sabe como fidelizar clientes? Descubra aqui!
Bruno Gianzanti /
jan 19, 2022

Saber como fidelizar clientes é forma mais importante de uma empresa se manter saudável no mercado. Afinal, quem nunca preferiu determinada loja, restaurante, produto ou serviço pelo bom atendimento e pela certeza de que teria uma experiência positiva?

Existem alguns tópicos relevantes na hora de fidelizar clientes e um ponto importante é que conquistar um novo é mais caro do que manter o atual. Assim, é vital conhecer as diferentes formas de fidelização, mantendo a confiança e fazendo com que este se torne um vetor de propagação da sua marca para amigos e familiares.

Quer saber um pouco mais sobre esta prática? Acompanhe este artigo e descubra!

A importância da fidelização do cliente

É da mais alta importância que as empresas e os negócios tenham estratégias definidas para a fidelização dos clientes. Essas ações tornam as vendas mais ágeis para a quem já conhece o negócio, diferente de um novo consumidor, que ainda não está familiarizado com as possibilidades.

A fidelização do cliente pode ter duas vertentes como:

  • um cliente atual passa a contratar mais serviços ou comprar mais produtos, mostrando que a marca ganha confiança ao longo do tempo;
  • um consumidor antigo que já comprou diversas vezes e prefere a empresa, na maioria das vezes, independentemente do preço ou da conveniência.

Assim, pode-se entender um pouco mais dos benefícios da fidelização do cliente em pontos como a geração de lucro e redução de custos. A imagem da marca e a sua prova social também são pontos considerados como importantes, demonstrando as vantagens de se definir uma estratégia para ter um cliente fiel.

Dicas e boas práticas para fidelizar clientes

Existem boas práticas para uma fidelização efetiva. Assim, consegue-se promover a marca para um alcance ainda maior de novos clientes, a partir de uma base de confiança e boa experiência.

Faça ações promocionais e programas de fidelização

Construir ações promocionais e programas são uma ótima forma de fidelizar clientes para o seu negócio. Um ótimo exemplo são os marcos de sucesso, encorajando os usuários a continuarem a jornada de compras com incentivos como descontos especiais ou mês gratuito dos serviços após certo período.

Transparência e boa comunicação 

Manter um contato com uma comunicação boa e transparente é uma ótima forma para criar um padrão de qualidade no atendimento, desde antes do cliente fechar o negócio até o pós-venda.

É comum os consumidores não criarem expectativas em um atendimento. Assim, ao levar atenção e inteligência para as necessidades apresentadas, o cliente já vê a marca como sinônimo de boa experiência.

Saiba resolver conflitos

Resolver os possíveis conflitos que podem ocorrer no relacionamento com o consumidor final é vital para fidelizar clientes. Esse tipo de ação promove a capacidade de antecipar problemas ou experiências ruins com o produto, ou serviço.

Outro ponto importante é acompanhar as métricas de engajamento dos clientes, identificando indícios de rescisão ou de perda daquele consumidor.

Colher feedbacks 

Feedbacks dão a oportunidade de promover programas de escuta ativa ao consumidor. Está é uma ótima forma de se manter atento ao mercado, além de se preocupar com uma experiência positiva. Esse tipo de ação é vital para entender qualquer cenário de mudança, até os antecipando.

Conclusão

Saber como fidelizar clientes é fundamental para manter um crescimento saudável do negócio. Um ponto importante é que é mais barato manter um cliente fiel do que conquistar um novo cliente — ponto importante também para uma boa gestão de recursos.

Siga a jbtec nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas para o seu negócio!

Você sabe como fidelizar clientes? Descubra aqui!

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