Imagem mostra equipe de pessoas com mãos unidas ao centro para ilustrar um canal de comunicação interna
Descubra como construir um canal de comunicação interna eficiente
Bruno Gianzanti /
ago 25, 2021

Ter um canal de comunicação interna é um dos principais pontos na hora de manter um bom fluxo de informação dentro da organização. 

E junto com a transformação digital, é fundamental manter a eficiência nesse processo, influenciando diretamente no sucesso do negócio.

O aumento da produtividade e da motivação dos colaboradores são ótimos exemplos de relevância ao se tratar da construção de um canal de comunicação interna eficiente. 

Assim, uma estratégia de endomarketing também passa por implementar esse processo, alinhando os valores da empresa e as diferentes informações.

Quer saber mais sobre como construir um canal de comunicação interna eficiente para o seu negócio? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

O canal de comunicação interna

Quando uma empresa decide começar a sua estratégia de comunicação interna, é importante que esta promova um canal de qualidade e eficiência. 

Vale salientar que as ações não vão somente na disponibilização do canal, mas na capacidade de informar e motivar o público interno.

Com isso, qualquer tipo de mensagem estratégica ou informação relevante ao negócio é enviada para todos os colaboradores, de forma simples e ágil. 

Outro ponto importante de um canal de comunicação interna, é a capacidade de alinhamento com a cultura, as metas e objetivos da empresa, permitindo assim um engajamento ainda maior de todo o corpo de funcionários.

Um canal de comunicação interna oferece mais eficiência nas atividades

Um benefício claro na implementação de um canal de comunicação interna, é a capacidade de alinhar a visão do negócio entre todos os colaboradores. 

Outro ponto importante é a motivação, pois estes irão se sentir mais valorizados com a imagem de que também fazem parte das decisões estratégicas tomadas pela organização.

Tudo isso influencia diretamente na realização de atividades com mais eficiência, impactando em bons indicadores de produtividade. 

E o canal de comunicação interna deve também se adequar às características e processos, entendendo as peculiaridades de cada empresa e promovendo a melhor experiência possível.

Outro ponto importante é manter o canal de comunicação aberto, sem que ocorra algum tipo de interrupção no fluxo de trabalho. 

Essa é uma ferramenta fundamental para potencializar a troca de informações, além de manter a conexão entre as diferentes partes da organização.

Elementos importantes de um canal de comunicação interna

Existem alguns formatos diferentes para implementar um canal de comunicação interna na empresa. O importante é entender as diferentes necessidades. Ressaltamos que a forma de abordagem e estratégia de informação podem variar conforme a opção escolhida.

Intranet

A intranet é considerada como um dos canais mais utilizados para comunicação interna por sua característica de rede corporativa e restrita aos funcionários. 

Envio de avisos, informativos, além de um sistema centralizado para realização dos processos e gestão corporativa, são exemplos de aplicação.

Rede social corporativa

Já a rede social corporativa tem a característica de ser mais próxima ao usuário final, servindo como uma evolução à intranet comum. Geralmente possui um baixo custo de implementação e uma ampla colaboração.

Email, avisos e informativos

O email é uma das formas de comunicação mais utilizadas atualmente e sua importância é palpável como ferramenta de trabalho. Assim, também é utilizado como um canal de comunicação interna para o envio de avisos ou boletins informativos, em formato de newsletters.

Reuniões e conferências

Usar a intranet e o email como canal de comunicação interna é uma opção rápida e ágil. Quando em conjunto com a promoção de reuniões e conferências, permite um engajamento ainda maior. 

Com a evolução do trabalho remoto nos últimos anos, ganhou ainda mais importância para manter o ambiente corporativo também no mundo digital.

Sinalização digital

A sinalização digital é mais um canal de comunicação interna, uma vez que conta com painéis digitais para trazer informações de diferentes tipos de conteúdos. 

Com isso, o alcance do objetivo da empresa potencializa a experiência dos colaboradores, influenciando diretamente no fortalecimento da identidade da marca.

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