Você já parou para pensar sobre a importância da tecnologia no varejo? Se esse assunto nunca foi considerado, saiba que seu negócio corre riscos.
Afinal, esse mercado está em constante atualização e a inovação se torna necessária para continuar se destacando perante a concorrência.
Para entender por que é tão relevante fazer esse investimento e como efetuá-lo, criamos este post para abordar a importância da tecnologia no varejo. Confira!
O cenário do mercado varejista
Para pensar sobre a importância da tecnologia no varejo, é preciso considerar sua representatividade. O setor é um dos principais para a economia brasileira. Tanto é que o consumo das famílias é a principal referência do volume movimentado.
Considerando esse critério, o impacto no Produto Interno Bruto (PIB) chega a ser de R$ 7,3 trilhões, segundo o estudo O Papel do Varejo na Economia Brasileira. Se for analisado o valor agregado, o segmento equivale a 11,5% do PIB.
O bom desempenho também é verificado em períodos de crise. Mesmo com situações ruins na economia, o varejo se renova e se ajusta às demandas da sociedade.
O mesmo estudo já citado mostra que os períodos de dificuldade devem servir para implementar ações de transformação digital. A consequência é o aumento da vantagem competitiva, por exemplo, pelo crescimento das vendas no e-commerce.
Portanto, fica claro que a importância da tecnologia no varejo é visível, já que é por meio dela que se torna possível reinventar o seu negócio.
A importância da tecnologia no varejo
A tecnologia é a principal aliada do crescimento sustentável do varejo. Para ter uma ideia, o orçamento de 2021 das empresas varejistas para transformação digital cresceu 87%. As principais ferramentas são utilizadas para:
- soluções em meios de pagamento: 94%;
- análise de dados no ambiente online: 77%;
- soluções em logística: 51%.
Diante desse cenário, é necessário investir em inovações tecnológicas para conquistar vantagem competitiva. Afinal, um levantamento mostrou que essas ferramentas são diferenciais para 80% dos entrevistados.
Na prática, a tecnologia permite que as empresas varejistas se ajustem às necessidades dos consumidores e ofereçam uma experiência de consumo melhor. Isso é conseguido devido a vários aspectos, como:
- atendimento ao mercado, que é cada vez mais exigente;
- compreensão do comportamento dos clientes;
- acompanhamento das tendências;
- interpretação de fatores de influência na decisão de compra dos consumidores.
Ao fazer isso, toda a forma de fazer negócios é modificada. É possível ter um relacionamento mais próximo com os clientes, atraí-los com mais facilidade e até mesmo aumentar a taxa de fidelização.
4 formas de investir em tecnologia no varejo
Agora que você entendeu a importância da tecnologia no varejo, veja as melhores formas de fazer esse investimento na sua empresa.
1. Comunicação digital e remota
O relacionamento com os clientes deve ser constante. O contato não deve ocorrer somente no estabelecimento físico. Na realidade, está cada vez mais relacionado ao ambiente online.
Por isso, vale a pena investir na comunicação digital e remota. Aqui, temos todos os canais disponibilizados, como e-mail, redes sociais, chat etc.
Além disso, é interessante considerar a comunicação integrada. Nesse caso, todos os pontos de contato estão alinhados para fornecer a melhor experiência ao cliente.
A experiência omnichannel está de acordo com essa estratégia. O foco é integrar os ambientes físico e virtual para fortalecer o atendimento oferecido.
2. Vitrines digitais
A interação está cada vez mais presente, o que demonstra a importância da tecnologia no varejo. Uma forma de fazer isso é com as vitrines digitais.
Essa tecnologia consiste no uso de painéis de LED com artes personalizadas. Elas são atualizadas com frequência e costumam estar em movimento.
Por isso, a tecnologia torna a sua loja mais atraente para os clientes e possíveis interessados.
Além disso, os clientes têm novas visões dos produtos e tomam decisões de compra mais acertadas.
3. Conteúdo inteligente
A inteligência artificial e a internet das coisas (IoT) são duas tecnologias que fazem sua empresa se destacar no varejo. Por meio delas, é possível coletar dados e ainda oferecer recursos interativos aos potenciais compradores.
Ao trabalhar com a IoT, é possível prever tendências de mercado, melhorar o fluxo de informações e mais. Com os dados capturados, o engajamento com os consumidores também é aprimorado.
Por exemplo, ao identificar o comportamento dos clientes na loja, é possível enviar mensagens personalizadas para incentivar a compra.
Além disso, o uso de painéis interativos e outros recursos permite apresentar qualquer conteúdo desejado. A ideia é que ele esteja alinhado aos objetivos estratégicos do negócio.
4. Digital signage
Esse recurso — também chamado de sinalização digital — permite apresentar informações úteis para clientes e colaboradores, sempre de acordo com o que a empresa deseja. Com o digital signage, é possível divulgar, entre outros:
- conteúdos;
- anúncios;
- propagandas;
- mensagens.
Devido à diversidade de opções dessa ferramenta, vários benefícios são alcançados. Os principais são:
- aumento de receita: apesar de ter um custo mais alto de implantação, o retorno do investimento (ROI) é maior a longo prazo. Ou seja, o custo-benefício é melhor;
- atualizações em tempo real: a tecnologia permite enviar mensagens para todos os lugares ao mesmo tempo. Da mesma forma, há chance de segmentar as informações, conforme a necessidade;
- relevância do conteúdo: os clientes já estão acostumados com os conteúdos digitais. Por isso, eles tendem a ser mais envolventes, inclusive, porque permitem reconhecimento facial e outros recursos.
Com esse grande número de possibilidades, fica clara a importância da tecnologia no varejo.
Agora é só fazer parceria com uma empresa especializada, como a Jbtec, que oferece todas essas opções e é referência no mercado.
E você, quer saber mais sobre essas tecnologias? Acesse o site da Jbtec e saiba mais!
0 comentários