A transformação digital e a aplicação da inteligência artificial no varejo são formas inovadoras e altamente capazes de entregar ainda mais otimização para os negócios. Esse é um ponto fundamental ao entender a revolução dos sistemas e a evolução da tecnologia.
O próprio varejo passou, e continua passando, por uma profunda transformação, entrando de vez na era digital. Essa é uma oportunidade para avançar ainda mais no setor, ampliando também a capacidade de atendimento ao consumidor e a competitividade no mercado.
A inteligência artificial no varejo é uma ótima forma de potencializar o crescimento saudável do setor. Continue acompanhando a nossa publicação e fique por dentro de mais dicas sobre como adotar!
A inteligência artificial no varejo
O varejo é um dos mais importantes setores do consumo e é inegável que este passou por uma transformação ao longo dos últimos anos. Um exemplo dessa evolução no varejo é uma simples mudança de anotação ou um relatório simples que antes era feito numa caderneta, para um sistema que gerencia e guarda as notas, inclusive com uma segurança efetiva.
Esse ponto é fundamental, pois pode ser considerado como um início de toda uma transformação e aplicação da inteligência artificial no varejo. Assim, sistemas e demais soluções de tecnologia podem ser utilizados para simular ou automatizar os processos, proporcionando uma tomada de decisão ainda mais célere.
O potencial de aplicação da inteligência artificial
O panorama de aplicação da inteligência artificial entrega informações valiosas para a efetivação de vendas no varejo. Por exemplo, os recursos desta tecnologia permite conhecer o comportamento de consumidores. Dessa forma, a oferta de produtos torna-se assertiva e adequada, conforme o perfil segmentado.
Outra aplicação importante está ligada a parte operacional, como a gestão de estoque e do setor de compras. Pode-se realizar análises e previsões para o entendimento da demanda destas áreas, além de definir melhores negociações ou até recomendações de pagamentos.
Formas de adotar a inteligência artificial no varejo
A inteligência artificial pode ser adotada no varejo com um grande potencial de otimizar ainda mais os indicadores do setor. Com base nos dados dos negócios e da operação, pode-se definir as melhores estratégias e modelos de inteligência artificial para impactar a decisão do negócio e do consumidor.
A gestão de estoque
Um ponto importante da aplicação da inteligência artificial no varejo é na capacidade de auxílio ao próprio varejista, analisando todo o cenário disponível. Este tipo de análise também proporciona um melhor embasamento para a negociação com fornecedores, inclusive prevendo qualquer variação de estoque.
Jornada do cliente
A jornada do cliente também pode ser impactada diretamente pela automação de processos que facilitam a jornada de compra. Os chatbots, por exemplo, utilizam a inteligência artificial para esclarecer dúvidas mais comuns e prestar suporte. Dessa forma, o consumidor possui respostas rápidas e, ainda, otimiza o tempo das equipes de atendimento.
Previsão de logística
A previsão de logística permite visualizar previsões da entrega e a cadeia de suprimentos do negócio. Se algum tipo de insumo depende de uma movimentação específica, este pode ser previsto conforme a aplicação da inteligência artificial e a demanda de produtos mapeada.
Comunicação mais eficiente
Uma comunicação eficiente permite engajar o time interno e promover uma melhor experiência ao público externo. Assim, consegue-se entender melhor o perfil do cliente, com grupos de consumidores para resultados mais estratégicos, otimizar as vendas e a produtividade entre os colaboradores.
Atendimento personalizado
Ao promover uma comunicação mais eficiente, consegue-se também aplicar um atendimento personalizado às demandas dos clientes. Com uma análise profunda dos dados do negócio, pode-se prever qualquer tipo de desejo do consumidor, principalmente a partir de campanhas e um direcionamento mais assertivo do varejo.
Saiba mais!
É de vital importância investir em soluções que facilitem a vida da empresa e em conjunto ainda consigam entregar bons resultados e experiências aos clientes. Com isso, promove um negócio ainda mais inteligente, que atende as necessidades identificadas.
A jbtec é uma empresa com mais de 15 anos de atuação no mercado brasileiro, oferecendo a melhor tecnologia e parceria para o seu negócio. Com a sua solução Usign Publisher, aplica com qualidade a inteligência artificial para o gerenciamento de mídias no seu projeto de digital signage.
Entre em contato com o time de atendimento da jbtec e conheça um pouco mais desta solução!
0 comentários