Já pensou em impactar o seu público-alvo com uma ferramenta tecnológica? Conheça a mídia indoor e veja por que vale a pena optar pelo formato digital.
O marketing da sua empresa é importante, certo? Todas as ações ajudam a atrair clientes e, claro, fechar negócios.
Para alcançar mais resultados, é preciso escolher o melhor formato para se comunicar com os clientes. Uma das alternativas mais adequadas é a mídia indoor.
Essa ferramenta faz parte das estratégias offline. Ainda assim, o custo-benefício é interessante para sua empresa. Entenda como a mídia indoor funciona e saiba se vale a pena investir nessa modalidade.
Afinal, o que é mídia indoor?
Mídia indoor é um ponto de divulgação de conteúdos localizado em ambientes fechados. Ele funciona como uma mídia eletrônica. Apesar de seu funcionamento ser semelhante ao dos outdoors, a diferença é que a mensagem está em formato digital em um local reservado.
Essa tecnologia faz parte da chamada digital out of home (DOOH). Esse segmento é dividido entre mídia indoor e outdoor. As características de cada uma delas são:
- indoor: locais de divulgação fechados, como shopping centers, interior das lojas, restaurantes, elevadores etc.;
- outdoor: locais de divulgação abertos ao público, por exemplo, ruas, ônibus, táxis e mais.
Ambas têm o seu objetivo e são complementares. Dois exemplos simples de mídia indoor são os terminais de consulta de preço e os menus boards. Mas ainda tem mais. Pode ser um display ou uma televisão que apresenta promoções, conteúdos institucionais, etc.
Essa mídia pode usar a sinalização digital, ou digital signage. Nesse caso, são utilizados equipamentos eletrônicos para repassar a mensagem. Os formatos e os conteúdos podem ser diversificados, como veremos adiante.
Quais são as principais vantagens para o seu negócio?
A mídia indoor apresenta vários benefícios para as empresas, especialmente o impacto ao consumidor. Apesar da desaceleração dos negócios em 2020, devido à pandemia do coronavírus, a perspectiva é de alta para 2021, no que se refere aos projetos interativos entre marca e público.
Veja, a seguir, quais são os principais benefícios para ver se vale a pena investir nessa tecnologia para o seu negócio.
Versatilidade do conteúdo
As mensagens repassadas na mídia indoor podem estar em formato de texto, imagem ou vídeo. Além disso, é possível combinar mais de uma modalidade, por exemplo, criando uma propaganda audiovisual.
Essa é uma forma de chamar mais a atenção do consumidor e até de divulgar diferentes produtos ao mesmo tempo. Sem contar que sua empresa pode criar uma promoção relâmpago e divulgá-la, devido ao fácil gerenciamento dos conteúdos. Assim, há uma chance maior de atrair clientes e vender.
Lembre-se de que, para alcançar o seu objetivo, é preciso analisar o comportamento do público-alvo e as características da marca. Por exemplo, se for uma loja de roupas para jovens, vale a pena investir em um conteúdo interativo.
Assim, com essa versatilidade, você consegue garantir que o conteúdo seja de qualidade e identificado com o público.
Engajamento
Todos os detalhes de implantação da mídia indoor devem ser planejados a partir das características do público-alvo. Isso vale para a escolha do local, do formato dos conteúdos, da mensagem a ser veiculada, etc.
Isso leva a um maior engajamento dos potenciais compradores, especialmente se for feita uma segmentação adequada. Vale a pena considerar idade, renda, hábitos, profissão e mais, antes de definir os conteúdos a serem transmitidos.
De tal forma, é possível manter uma relação com os clientes, de forma que eles se sintam cativados com sua marca.
Facilidade de visualização e exposição
Como a mídia indoor está em um local fechado, é praticamente impossível que os consumidores ignorem a mensagem. Os conteúdos estão espalhados em locais estratégicos para facilitar a leitura.
Além disso, a concorrência é baixa. Afinal, você tem a chance de atrair o público-alvo esperado, que é diferente das outras marcas. Vale a pena pensar no tempo de exposição, que pode ser mais curto, se isso ajudar a prender a atenção do público.
Como a mídia indoor funciona?
Apesar de ter como principal característica estar em um local fechado, a mídia indoor pode ser no formato offline ou digital. O primeiro é aquele que utiliza ferramentas tradicionais, como cavaletes, banners e outras peças físicas.
O segundo usa o digital signage, ou seja, contém telas que exibem o conteúdo de forma constante e são modificadas de maneira contínua. Devido a suas características, a mídia indoor digital chama mais a atenção do público e tende a apresentar resultados melhores.
Para você ter uma ideia, 54% dos compradores afirmam terem sido afetados positivamente por promoções dos produtos que foram divulgadas em telas digitais. Onde, 90% deles, destacam que voltam a comprar em lojas que contêm esse tipo de recurso. Portanto, fica claro que o formato digital é o melhor para a mídia indoor.
Outro fator positivo é que o formato digital traz facilidades na gestão do conteúdo. Tudo é feito pela internet e os conteúdos são exibidos e modificados ao vivo. Por isso, você só precisa ter os seguintes componentes para implementação do modelo:
- hardware: abrange displays, media players, suportes e mais;
- software: garante o gerenciamento do conteúdo;
- conteúdo: contempla animações, vídeos, textos, imagens, templates e layout;
- conectividade: é a conexão disponível para a internet;
- operação: assegura a instalação, a operação e a manutenção.
Mídia indoor digital: em quais ramos usar?
A mídia indoor digital pode ser utilizada em qualquer segmento de negócio e também em diferentes ambientes. De toda forma, alguns exemplos de ramos em que ela pode ser usada são:
- redes de fast food, já que os menus boards facilitam a escolha dos clientes;
- lojas de departamentos, que podem apresentar os produtos, promoções, lançamentos e mais;
- bancos, a fim de organizar as filas;
- laboratórios de exames e consultórios médicos, para chamar o próximo paciente e oferecer uma sala de espera mais aconchegante.
Esses e outros tipos de negócios podem usar a mídia indoor digital. O importante é verificar se essa tecnologia combina com a sua estratégia e se trará resultados positivos. O potencial existe e deve ser explorado.
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