Sua empresa precisa reforçar a comunicação corporativa? Veja quais tendências ajudam a alcançar esse objetivo.
Você já pensou sobre a comunicação corporativa? O foco dessas atividades é gerenciar e integrar todos os conteúdos sobre a empresa, voltados aos colaboradores ou aos clientes.
O objetivo é melhorar a reputação do negócio e criar uma imagem bem estabelecida no mercado com potenciais compradores e funcionários. Ao fazer isso, vários benefícios são alcançados, como:
- fortalecimento da marca;
- melhoria da imagem e da identidade organizacional;
- foco na responsabilidade corporativa;
- reforço à reputação do negócio;
- capacidade de lidar com crises.
Em outras palavras, a comunicação corporativa é o que fará sua empresa se destacar perante a concorrência e conquistar mais clientes. Por isso, essas ações impactam o faturamento do negócio.
Para isso, a comunicação organizacional é dividida em interna e externa. A primeira se direciona aos colaboradores, a fim de alinhar discursos e valores para que todos atinjam os objetivos estratégicos traçados.
A segunda é voltada para clientes, fornecedores e outros. Ou seja, para o público externo. O foco é a melhoria da reputação e o fortalecimento da imagem da empresa.
Juntos, esses aspectos fortalecem o seu negócio. Por isso, o investimento nesse setor é fundamental. A questão é: o que fazer para ter os melhores resultados? A resposta passa pelas tendências para você ficar de olho. Confira quais são elas!
1. Displays
Cada vez mais, os ambientes corporativos contam com telas — e essa é uma tendência que veio para ficar. No caso dos displays, a vantagem é trazer informações aos colaboradores.
Por meio desse recurso, as equipes podem ser envolvidas na jornada de trabalho e se atualizar sobre tudo que acontece no negócio. Além disso, os displays estão em vários formatos e têm diferentes funcionalidades.
Por exemplo, eles podem consistir em uma TV, um monitor profissional, um painel de LED, um dispositivo móvel, etc. Os displays aceitam fotos, vídeos, textos e áudios. Tudo isso traz uma grande diversidade de conteúdos a apresentar.
Da mesma forma, o aparelho pode ser interativo. Assim, com um QR code, o cliente verifica um determinado produto e solicita ao vendedor de forma automática, por exemplo. Ou um colaborador pode obter mais informações sobre determinado indicador divulgado pela empresa.
Tudo isso leva a um relacionamento mais aprofundado com a marca. Por isso, os displays podem ser programados para se destacarem mais no ambiente e melhorarem a experiência de colaboradores e clientes.
2. Mídias
As empresas deixaram de usar a produção de conteúdo apenas para atrair clientes. Agora elas também utilizam para garantir a confiança dos usuários.
Um dos objetivos é ocupar os espaços deixados pelas fake news. Ao se posicionar de maneira certa e explicar questões complexas, as organizações se colocam em um patamar diferenciado de credibilidade.
Essa também é uma maneira de estabelecer novos relacionamentos com os públicos de interesse. A consequência é o fortalecimento da reputação e a maturidade da comunicação corporativa.
Como fazer isso? As mídias podem ajudar. Elas podem ser do tipo out of home, que consiste em um veículo utilizado fora da empresa para impactar potenciais clientes. Outras possibilidades são:
- TV corporativa;
- murais digitais no ambiente corporativo;
- computador dos colaboradores, que pode se tornar em um canal de comunicação;
- menu board, para restaurantes e lanchonetes.
Qualquer que seja a sua escolha, é possível passar a imagem desejada e atrair potenciais compradores com a ajuda dessas mídias.
3. Autoatendimento
Até mesmo colaboradores precisam de apoio em algumas situações. Tanto eles quanto os clientes podem ser beneficiados com o autoatendimento.
A ideia é instalar displays de digital signage em terminais para repassar informações básicas. Várias possibilidades podem ser apresentadas, como mapa de localização do prédio, indicação de setores e mais. Assim, essas informações são reforçadas.
É claro que tudo depende do tipo de comunicação a ser trabalhada. Se for a comunicação interna, o foco deve ser apresentar dados da empresa, indicadores monitorados, histórico institucional, eventos corporativos e mais.
Caso a atenção esteja voltada para a comunicação externa, os conteúdos devem ser direcionados ao público de fora. Por isso, vale a pena apresentar:
- novos produtos;
- vantagens dos serviços prestados;
- promoção que será realizada;
- evento importante;
- imagens interativas, em que o cliente visualiza os detalhes da mercadoria e escolhe qual deseja comprar por meio de um dispositivo móvel conectado ao sistema da mídia utilizada.
Ainda existe a comunicação corporativa propriamente dita. Ela integra todas as ações das comunicações interna e externa e tem o objetivo de fortalecer a marca e a identidade da empresa, além de sua reputação e responsabilidade.
Nesse caso, a mídia deve trazer mais conteúdos institucionais, que fortaleçam esse vínculo. É o caso de ações sociais promovidas pela organização.
4. Digital signage
O digital signage consiste em displays programáveis que apresentam as informações configuradas. Por isso, quadros, boletins e textos longos são deixados de lado e substituídos por templates colaborativos, vídeos e conteúdos curtos, e cartazes digitais.
Nesses meios de sinalização digital, é possível estabelecer uma TV corporativa e apresentar diferentes informações. Entre elas estão:
- notícias externas e da empresa;
- indicadores;
- métricas;
- apresentações de mídia;
- missão, visão e valores organizacionais.
Um dos benefícios desse recurso é o fato dele conter várias informações. Apesar de muitas telas serem comuns, elas podem apresentar funcionalidades diferenciadas, como:
- recursos de interatividade;
- reconhecimento facial para identificar dados da pessoa em frente à tela;
- beacons, que são sensores em locais estratégicos que enviam conteúdos para dispositivos móveis;
- experiência multitela, a fim de favorecer a interação, por exemplo, por meio de um QR code;
- sensores de movimento para incentivar a gamificação.
Todas essas medidas ajudam a efetivar uma comunicação corporativa de qualidade. Com ela, sua empresa melhora a reputação, conquista mais clientes e se destaca no mercado.
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