Ao pensar em estratégias para o negócio, é necessário pesquisar as tendências do mercado e tecnologias que podem ser utilizadas para otimizar a experiência do cliente. Nesse cenário, o menu board pode ser uma solução bastante atrativa.
Ele tem um papel essencial, que é fornecer informações ao cliente e auxiliar na decisão de compra. No entanto, muitas empresas não conhecem a solução e seus benefícios.
Tem interesse no tema? Continue lendo este conteúdo para aprender o que é o menu board e se vale a pena contar com essa ferramenta!
O que é menu board e como funciona?
O menu board é uma aplicação de Digital Signage, ou sinalização digital, que pode ser utilizada pelas empresas para otimizar a comunicação com o público. Ele consiste no uso de monitores instalados nos pontos de venda, apresentando um painel para o consumidor observar os produtos disponíveis, preços e condições.
Assim, ele pode contar com fotografias e mensagens que ajudarão no processo de compra, repassando todas as informações necessárias para que o consumidor consiga decidir sobre a compra. Além disso, é possível utilizar outras ferramentas, como animações e vídeos, visando criar uma experiência ainda melhor.
A ideia é desenvolver anúncios e conteúdos atrativos, enquanto o menu funciona como um cardápio. Também é possível fazer atualizações no conteúdo sempre que necessário, como alteração de ofertas. Isso traz bastante flexibilidade para a estratégia.
Quais são as vantagens que ele oferece?
A ferramenta consegue proporcionar diferentes vantagens para as empresas. Por isso, preparamos uma lista explicando as principais. Confira:
Atrai a atenção dos consumidores
Os painéis utilizados para a transmissão são bastante visíveis e, com anúncios bem desenvolvidos, podem atrair a atenção de consumidores que, talvez, nem tivessem a intenção de compra no momento. Ainda, com vídeos dinâmicos, imagens de alta qualidade e outras possibilidades, as informações se tornam mais atrativas.
Como as informações permanecem em destaque, é possível conseguir decisões mais rápidas. Enquanto aguardam na fila, os consumidores conseguem ver todas as ofertas, diminuindo a necessidade de solicitar informações ou aguardar a liberação de um cardápio físico.
Redução de custos
Quando se fala em menu board, é comum associar a estratégia às despesas para adquirir os equipamentos e softwares necessários. Contudo, também é preciso entender como ele pode diminuir os custos da empresa.
Ao utilizar vitrines e cardápios comuns, apenas com materiais impressos, surgem alguns problemas recorrentes. A cada mudança de preço, por exemplo, é preciso fazer novas impressões ou adaptações ao original, que geralmente deixam claro para o consumidor que houve mudança.
Caso inclua ou retire produtos do cardápio, o problema surge novamente. O mesmo acontece nas alterações de ofertas, que podem se iniciar ou se encerrar a qualquer momento. Tudo isso gera custos com materiais, impressões e tempo para atualizar todos os locais.
Controle remoto
Toda a programação do menu board pode ser feita remotamente, incluindo alterações automáticas nas mídias, conforme horário ou data. Ainda, é possível controlar diversos painéis de maneira centralizada, monitorando todas as telas, a fim de identificar se a estratégia foi implementada corretamente.
Diante de erros ou necessidade de alterações, isso também pode ser feito pelo software de Digital Signage e à distância. Basta contar com um sistema que libere essa funcionalidade.
Quando e como o menu board pode ser aplicado?
O menu board pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio em que o painel possa ser utilizado como apoio para que o consumidor veja os produtos, os preços e tenha informações relevantes. Porém, ele se destaca em alguns segmentos, como restaurantes, fast foods e cafeterias.
Já o local de instalação das telas varia conforme a estratégia. Quando os pedidos são feitos em um único balcão, como em muitos fast foods, o ideal é que ele fique acima, permitindo fácil visualização pelo cliente. Inclusive, essa é a prática mais comum.
No entanto, os displays também podem ser colocados em outros locais. Por exemplo, em uma área externa ele pode ajudar a atrair mais clientes, que terão uma visão sobre as ofertas e possibilidades, mesmo que não tenham entrado no estabelecimento.
Além disso, é essencial ter uma boa parceria para dar suporte na instalação, contratando uma empresa especializada nas estratégias de sinalização digital. Assim, ficará mais fácil implementar a estratégia e fazer as programações necessárias para as transmissões.
Como você viu, o menu board é uma das aplicações de Digital Signage que pode beneficiar o seu negócio, principalmente em setores de varejo e alimentícios.
Porém, não se esqueça de ter um bom fornecedor para auxiliar na implementação da estratégia, como a Jbtec — oferecemos um serviço completo, acompanhando todas as etapas.
Então, quer aproveitar essa solução para o seu negócio? Acesse o nosso site para conhecer os nossos serviços!
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